2018/01/29

Microsoft suspende correcção da Intel que causa reboots


Aparentemente dando razão às acusações de Linus Torvald de que as correcções da Intel são lixo, a própria Microsoft optou por lançar uma actualização de emergência para suspender a correcção disponibilizada pela Intel com o objectivo de proteger os sistemas contra o Spectre.

A Intel já tinha reconhecido que as correcções que disponibilizou tinham aumentado a instabilidade dos sistemas e causado um maior número de reboots espontâneos durante o funcionamento, ao ponto de posteriormente ter recomendado que os utilizadores não instalassem essa correcção até que a coisa fosse revista (mas muito sorrateiramente colocando a informação de que isso poderia causar perda ou corrupção de dados no meio de um relatório fiscal!) Seja como for, o número de incidentes parece ter sido de tal ordem que levou a Microsoft a ter que intervir e lançar uma actualização de emergência para o Windows 7, 8.1 e Windows 10 a desactivar o problemático patch da Intel.

Na origem do problema parece estar a a correcção referente à variante 2 da vulnerabilidade Spectre; com a Microsoft a dizer que os seus testes internos indicaram que seria esse o patch que estaria a causar os reboots indesejados.

Quem estiver a sofrer com este problema desde as actualizações da Intel deverá instalar esta actualização quanto antes, para evitar que um reboot mais azarado leve consigo informação importante em que estivesse a trabalhar no momento; e esperar que da próxima vez que a Intel disponibilizar uma correcção... que tenha uma qualidade acima de "lixo".

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)