2018/01/01

Sites populares estão a detectar se utilizadores usam ad-blockers


Um estudo vem revelar que quase 40% dos 1000 sites mais populares da web estão a detectar se os utilizadores utilizam ad-blockers; mas a parte curiosa é que muitos deles o estão a fazer "secretamente" sem dar qualquer indicação aos visitantes.

A guerra entre sites e visitantes que usam ad-blockers está longe de estar terminada, tendo dado origem a sistemas anti-adblocker e consequentes anti-anti-adblocker, num verdadeiro ciclo vicioso. Muitas das vezes os sites que recorrem a estas técnicas podem ser facilmente detectados, pois apresentam janelas que exigem que os visitantes desliguem os seus ad-blockers para poderem ter acesso aos seus conteúdos; mas a parte curiosa deste estudo é a de que muitos destes sites mais populares se limitam a detectar (por agora) se os visitantes usam ad-blockers... mas sem darem qualquer indicação de que o estão a fazer.


É uma recolha de dados que poderá ser feita apenas para fins estatísticos e para auxiliar futuras decisões sobre a apresentação de publicidade; ou que poderá servir para planear tácticas que permitam apresentar publicidade que ultrapasse os adblockers. Por outro lado, também temos aqueles sites que, mesmo não impedindo o acesso aos conteúdos, apresentam apenas uma mensagem informativa a (tentar) sensibilizar os visitantes de como é importante que "suportem" a publicidade apresentada como forma de contribuir, por pouco que seja, para que o site se mantenha em funcionamento.

... Claro que isso seria mais fácil de fazer se os sites não impingissem publicidade de forma abusiva, levando a que os visitantes sintam necessidade de recorrer a adblockers... Mas... suspeito que ainda não será este ano que estes grandes sites reconheçam isso e passem a conquistar o respeito dos utilizadores com acções concretas em vez de os tentar forçar a desligar os seus ad-blockers... mas, quem sabe, talvez até nos venham a surpreender! :)

8 comentários:

  1. Entretanto também já existem scripts que permitem ultrapassar o bloqueio de adblockers..

    ResponderEliminar
  2. Para mim é simples, se vejo técnicas agressivas por parte dos sites não lá volto a ir.

    ResponderEliminar
  3. É bem mais simples (embora mais caro) o site comprar espaço na "lista branca" dos bloqueadores de anúncios.

    ResponderEliminar
  4. Eu também uso adblocker, detesto sites cheios de publicidade.. só no AadM é que desativo porque realmente não me incomoda nada a vossa publicidade ;)

    ResponderEliminar
  5. Como é que alguém pode querer ou respeitar publicidade? Então no mobile, o gasto extra de dados, o abrandar do aparelho, passos extra para fechar pubs de ecrã inteiro...enfim. Pessoalmente não me lembro de ter comprado nada que tenha visto num anúncio nos últimos 10 anos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem publicidade os sites terão duas opções: conteúdo pago ou fechamento. Não existe almoço grátis.

      Eliminar
  6. tens aqui um caso o site em que estamos usa publicidade , mas não é abusiva , eu também uso mais que 1 adblocker e qualquer stio na web que me tente impingir publicidade agressiva não volto a visitar ou até mesmo se me pedirem para desligar o adblocker ou colocar o site na white list

    ResponderEliminar