2018/01/04

Tesla promete 20 mil Model 3 por mês em Junho


A Tesla acredita que o pior - no que diz respeito aos atrasos de produção do Model 3 - já passou, e agora avança com melhores notícias para este ano de 2018, embora bastante mais modestas que as promessas iniciais.

As metas anunciadas por Elon Musk, que tinha dito que no final de 2017 a Tesla já estaria a produzir 20 mil Model 3 por mês, foram completamente falhadas; tal como a de que seriam capazes de entregar entre 100 e 200 mil Model 3 durante o ano de 2017. Na verdade, foram apenas produzidos 2685 Model 3... o que seguramente preocupará todos aqueles que depositaram a sua confiança na Tesla ao fazerem a pré-reserva deste automóvel.

A parte positiva é que finalmente as coisas parecem começar a entrar nos eixos, anunciando que neste momento já terá capacidade para produzir 1000 Model 3 por semana, número que subirá para 2500 unidades por semana em Abril, e para 5000 em finais de Junho - valor que finalmente concretizaria a promessa das 20 mil unidades por mês que Elon Musk inicialmente tinha indicado para Dezembro de 2017.

Olhando para a magnitude do projecto, penso que não se pode considerar que uma "derrapagem" de 6 meses seja demasiado crítica - sendo o mesmo prazo que muitas pessoas têm que esperar ao escolherem alguns automóveis convencionais personalizados. Claro que aqui, não estamos a falar de apenas 6 meses de espera para a entrega de um novo automóvel, mas sim de 6 meses para que a produção esteja finalmente num nível aceitável, mas que implicará ainda mais alguns (muitos?) meses de espera até que finalmente um Model 3 chegue à mão da maioria dos compradores.

Mesmo que se esteja a falar de 300 mil Model 3... a 20 mil por mês estamos a falar de uma potencial espera de 15 meses... e aí já me parece ultrapassar o razoável (a somar ao tempo que já se esperou).

... Pela parte positiva, a chegada do Model 3 ao mercado, mesmo que ainda a conta-gotas, irá seguramente aumentar a pressão para que os restantes fabricantes também acelerem o passo e tragam as suas propostas 100% eléctricas para o mercado; pelo que, no mínimo, irá fazer com que comecem a aumentar significativamente as opções de escolha entre os consumidores que procuram veículos 100% eléctricos.

2 comentários:

  1. Onde é que a Tesla prometeu 20.000 carros por semana? Sempre se falou em 5.000 semana ou 20.000 mês. A Ford, que tem a fábrica que mais produz nos USA, não ultrapassa os 9.000 semana...

    ResponderEliminar