2018/01/31

Vodafone arrasa MEO e NOS nas velocidades 4G

´
Um relatório da OpenSignal vem confirmar aquilo que muitos portugueses têm sentido nos últimos tempos: de que existe uma enorme discrepância nas velocidades do serviço 4G, com a Vodafone a liderar por grande margem face aos serviços da MEO e NOS.

A OpenSignal publicou um relatório sobre o estado das comunicações móveis em Portugal, tendo por base mais de 178 milhões de medições feitas por 18 mil dispositivos, entre 1 de Setembro e 31 de Novembro de 2017; e os resultados dão uma vitória avassaladora à Vodafone.

Segundo este relatório, nas ligações 4G, a Vodafone consegue atingir uma média de velocidades de download de 33.8Mbps, enquanto que a MEO e NOS se ficam por valores abaixo dos 15Mbps.
No 3G a diferença é menor mas continua a dar vantagem à Vodafone (6.8Mbps vs 5.3Mbps da MEO), sendo que, quando considerada a média de todas as ligações, a Vodafone continua a ficar à frente com o dobro da velocidade dos concorrentes; vantagem que também se estende a outras métricas, como a latência em 3G e 4G. O único parâmetro em que a Vodafone encontra concorrente à altura é em termos de disponibilidade do sinal 4G, critério em que fica empatada com a NOS (80%).

As fracas prestações da MEO e NOS são suficientes para arruinar a média das velocidades 4G em Portugal e afundar-nos na tabela das velocidades 4G dos países Europeus - sendo que, se se tivesse em conta apenas os resultados da Vodafone, estaríamos no topo da tabela.

Esperemos que estes resultados sejam suficientes para "acordar" a MEO e NOS e fazer com que melhorem o seu serviço... a não ser que se contentem em ficar tão atrás da Vodafone. ;P

27 comentários:

  1. MENTIRA!!! Meo é a melhor operadora do Mundo e arredores. Então, até dizem que estão em "6 milhoes de casas" (matemática simples, em cada casa só vive 1,5 pessoas.. e são todos clientes Meo... é.. deve ser isso). Agora a sério: qq pessoa que trabalhe com internet de forma intensa, como eu, há muito que sabe isso: quer na fibra quer no móvel, não há comparação entre a vdf e o resto. E Mais grave é que tenho notado uma degradação nos últimos tempos, quer na meo quer na NOS

    ResponderEliminar
  2. Saltei da MEO/NOS á alguns anos atrás e nunca senti necessidade de voltar. A Vodafone tem óptimo serviço.

    ResponderEliminar
  3. Quando tive fibra da Sapo era tudo ok mas, enquanto cliente da Optimus/NOS apenas pelo telemóvel têm muitas zonas fracas fora dos grandes centros urbanos, andar com o 4G ligado é só para derreter bateria, convém combinar o 3G e 4G.

    ResponderEliminar
  4. A Vodafone pode ter as melhores velocidades de internet móvel, mas não significa que seja a melhor operadora! Bem pelo contrário. A nível de faturação e apoio técnica, é MISERÁVEL.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Seguramente que não se pode generalizar mas, pessoalmente, tenho a MEO a mandar-me facturas (eu nem sequer sendo cliente) e sendo aparentemente impossível fazê-los compreender isso; e com a NOS, toda e qualquer tentativa de fazer acertos era algo que se propagava no mínimo por meio ano de tentar acertar com a coisa. Na Vodafone, tudo sempre foi resolvido de um mês para o outro. (Felizmente, refira-se que em todos eles, estamos a falar de casos raros e excepcionais...)

      Eliminar
    2. miserável?! deves ser novo nisto..

      Eliminar
    3. A experiência que tenho, já tendo corrido todos os outros operadores e tendo mudando desde setembro do ano passado para a Vodafone, é que está a anos-luz da concorrência, não só em termos de estabilidade, como de apoio técnico, sem quaisquer problemas na faturação, tudo 5 estrelas. Lamento o teu caso, Bruno Silva.

      Eliminar
  5. Estou em sintonia com este estudo. A Vodafone é a única que tem boa cobertura e velocidades dignas de 4G. A NOS é a pior de todas

    ResponderEliminar
  6. Pena não ter cobertura de rede em todo o país.

    ResponderEliminar
  7. Sou Cliente da NOS e não tenho razões de queixa mas vejo tanta gente a falar bem da Vodafone que começo a ficar com curiosidade.

    ResponderEliminar
  8. 1- o teste foi inteiramente efetuado em Lisboa onde a cobertura doméstica com fibra é quase 100%, reduzindo drasticamente o uso de LTE como internet doméstica, o que acontece fora das duas grandes cidades.
    2- o teste não refere o horário do teste. Durante o período fora laboral, almoço e após as 19h, é efetuar novamente os teste e veram a NOS com velocidades inferiores a 1mbps.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sou defensor de ninguém, e apesar de ter um passado muito ligado às telecomunicações (TMN) tenho que dizer que é uma realidade o que aqui se relata, as velocidades da vodafone são realmente muito superiores aos outros operadores, falo por experiência propria e por tet o habito de regulamente fazer testes de velocidade nas redes móveis. No entanto não deixa de ser verdade que nos grandes centros urbanos a velocidade é significativamente superior ao resto do país, ainda assim, quer na meo ou na nos onde existe cobertura 4g temos muitas vezes velocidades de 3 a 6Mb o mesmo acontece com a Vodafone, mas com valores bem mais satisfatórios, a rondar os 15 a 20 mb. Na grande lisboa, facilmente conseguimos velocidades acima dos 100mb na vodafone, ja na meo e na nos, basta sair do centro de lisboa para passar a contar com velocidades de 15 a 20 mb... apenas para comparação, resido num local na zona de sintra onde a fibra ainda não chegou, e onde apenas à 2 anos chegou o 4G da vodafone, a questão é que ja cheguei aos 133Mb na vodafone em 4G+ e nunca passei dos 29 na meo e 22 na nos, apesar destas últimas terem chegado primeiro em cobertura, a vodafone chegou em força e com uma qualidade irrepreensível, desde ha 3 anos qie o meu serviço de internet em casa funciona em LTE com recurso a antena no telhado, e ate hoje diariamente faço streaming de videos em full HD e ate mesmo alguns em 4K e nunca, mas mesmo nunca tive qualquer problema, o mesmo nao posso dizer da meo e da nos, onde nenhum deles conseguiu nem consegue ir acima dos valores acima indicados.

      Eliminar
    2. Vivo na província e o sinal 4G da Vodafone é por vezes melhor que a fibra da NOS. Menos...

      Eliminar
  9. Fiquei lixado com os gajos da NOS.
    Antes de mudar para a Vodafone telefonei-lhes a perguntar se ainda tinha fidelização e disseram-me que tinha acabado.
    Fui à loja dar baixa do serviço e dizem que ainda tinha mais 4 meses que tinha que pagar. Tinha sido numa dessas refiliações em que juntaram o telemóvel e baixaram o preço €4 ou €5.
    Vou esperar pela fatura desses meses e não tenho intenção de pagar. Vou pedir a gravação em que me disseram que a fidelização tinha acabado - se serve de comprovativo de transacções comerciais também as devem disponibilizar aos clientes!

    ResponderEliminar
  10. Qual a validade de um teste que supostamente deve ser representativo das velocidades de download de um pais quando é realizado só numa cidade desse pais?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O teste não foi feito só em Lisboa, o que eles fazem é um comparativo com os resultados só de Lisboa, onde dizem que os valores sobem ligeiramente.

      "Our Lisbon awards generally lined up with our national awards. Vodafone won both our 4G speed and latency categories, while we recorded a statistical draw between NOS and Vodafone in 4G availability. However, we found most operators improved on their national scores in the capital. Vodafone's 4G speed jumped to 39 Mbps in our Lisbon measurements, while MEO and NOS also enjoyed upticks in speed in the city. MEO was also able to provide a 4G signal to our users much more often in the capital than it was able to nationally. All three operators also posted better response times in our Lisbon 4G latency tests."

      Eliminar
    2. Moro longe de um grande centro como Lisboa ou Porto, consigo médias de 20Mbps com um hotspot, faz lá o mesmo com MEO. E nem vamos falar da fibra, contratas 100 e as médias é sempre 110.

      Eliminar
  11. É indiscutível que a Vodafone é de longe e melhor fornecedor de 4G a nível de velocidade. Só que depois vem o reverso da medalha. Onde não chegam com fibra, disponibilizam a chamada Internet fixa por 4G só que... limitada a 100 Mb. De que vale ter velocidades "se ao fim de 100 Mb, pára? Ora numa casa com 5 ou 6 pessoas é manifestamente pouco. Numa frase... onde chega a fibra, dão tudo, onde não chega, não dão nada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma correcção: O tráfego disponibilizado por mês não é 100Mb mas sim 100 Gb, como é óbvio.
      Peço desculpa pela falha e aqui fica a correcçao.

      Eliminar
    2. Ainda assim, melhor do que ter MEO (ADSL) porque não metem lá + nada com velocidades ridiculas!!

      Prefiro 4G limitado mas com velocidade decente do que MEO ADSL de 2 megabits...

      Eliminar
    3. Sem dúvida alguma. Sou cliente adsl da Meo e concordo plenamente.
      A minha revolta, se é que se pode chamar assim, é que, quem tem fibra, tem internet ilimitada e tv, bem mais barato do que quem não tem fibra, estes apenas têm internet limitada a 100 Gb e com velocidade bem mais lenta, se bem que boa, obviamente. Apenas entendo que a uns clientes dão 80... a outros 8, cobrando a estes um preço mais elevado.

      Eliminar
  12. seja certo ou não o método de calculo para chegar à conclusão que a Vodafone é a que melhor velocidade tem, a verdade é que é a Vodafone que tem a melhor velocidade, e é mesmo diferenças abismais! ou então existe uma grande diferenciação(ao nível da antena) nos clientes Altice(lol), ou então eu era uma desgraça, fosse para que cidade fosse a velocidade era sempre uma treta, e nem falo na velocidade, falo só em simplesmente abrir uma coisa qualquer. eu posso dizer que o único sitio onde não tive rede e que me fez realmente falta, foi em Lamas de Mouro (Gerês), mas aí nenhuma das 3 tinha cobertura de jeito. Mas... também é a Vodafone que tem as "piores" ofertas a nível de preço, não vale falar apenas das regiões "zona Vodafone" (faz-me lembrar as zona sapo lol)

    ResponderEliminar
  13. A Vodafone é boa no 4G nas cidades , fora delas existe falhas ,nas zonas que existe fibra optica também funciona bem . O problema é que esta cobertura não chega a todas as zonas de Portugal. Uso o serviço quer telemovel quer TV/NET da Vodafone porque vivo numa zona de boa cobertura com fibra/optica e daí não procurar outro operador.

    ResponderEliminar
  14. É sem dúvida o melhor operador que conheço (qualidade de serviço/apoio cliente/práticas comerciais e honestidade para com o mercado...), isto já desde o tempo da Telecel.

    Infeliz por ainda não ter o serviço de fibra à porta, continuo extremamente satisfeito com o serviço 4G da Vodafone, serviço esse que me acompanha desde 2012 sem qualquer apontamento negativo.

    Espero que os recentes acordos firmados entre NOS e Vodafone (para partilha de fibra escura em 2 milhões de acessos e centenas de antenas móveis) produzam um efeito positivo e não o contrário, ou seja, que não provoque uma degradação do serviço móvel de dados aos clientes Vodafone. Quanto aos clientes da NOS, ou parte deles, serão sem dúvida os grandes beneficiados, isto se a NOS deixar de fazer o famoso traffic shaping em horário de ponta, ou horário completo por vezes!.

    Quanto à MEO, coitada. Pode parecer insensato e estúpido o que vou dizer, mas bem que podiam desaparecer de vez e à mesma velocidade com que Zeinal Bava anunciava (em laboratório) terem conseguido os acessos mais rápidos do mundo para os Portugueses!.

    Chegar ao ponto de colocar à venda todas as suas antenas móveis (alegadamente por já não representarem um ativo relevante) é um feito, sobretudo para os Portugueses, já que finalmente o parasita histórico do mercado está cada vez mais enterrado.

    Em suma, valha-nos a Vodafone e a sua luta pelo mercado Português, contra todos os lobbies, políticas e Anacom's!.

    ResponderEliminar
  15. :) Para mim qualquer um serve, desde que faça o que diz e não diga aquilo que não consegue fazer

    ResponderEliminar
  16. Visto estar a residir no estrangeiro e por aqui já se começar a ver testes de qualidade de serviço na futura rede 5G, por vezes também temos falhas de rede\velocidade se formos para locais onde a operadora não esteja tão implementada, mas no geral o acesso é muito bom e excelente nas cidades.
    De referir que em Pt fico-me quase sempre pelas de Alhos Vedros\Moita e Atalaia\Montijo. E as minhas recentes experiências foram:
    -2a semana de Outubro\2017 usei um S6 com serviço roaming da NOS, e a rede indicava na maioria das situações serviço 4G, sendo as velocidades minimamente boas.
    -2a quinzena de Dezembro\2017 usei um Note8 com serviço de roaming da ALtice, e lamentavelmente o serviço oferecido era ridículo e quase nunca consegui ter cobertura 4G

    A questão relevante é como é que é possível pagar tanto por um serviço e ter tão baixa qualidade de serviço a nível de cobertura e velocidades practicadas.
    Pessoalmente considero os valores exigidos\practicados nos serviços móveis um exagero absurdo

    ResponderEliminar