2018/02/22

Add-on para Flight Simulator roubava passwords do Chrome


Quando se pensava já se ter assistido a tudo a propósito de abusos feitos pelo DRM, eis que chega novo caso que supera todas as expectativas, com um add-on para o Flight Simulator que no processo de instalação roubava todas as passwords que os jogadores guardassem no Chrome.

A Flight Sim Labs é conhecida por disponibilizar diversos add-ons para o Flight Simulator da Microsoft, mas arrisca-se a ter que voar bem baixinho daqui para a frente. Quem executasse o ficheiro Labs_A320X_P3D_v2.0.1.231.exe para ter acesso a um modelo do Airbus 320 actualizado, mal poderia imaginar que lá pelo meio esta empresa tivesse incluído um programa que lhes poderia roubar todas as passwords guardadas no Chrome.

A empresa tentou desculpar-se dizendo que era algo que fazia parte do seu novo DRM, e que esses dados só eram recolhidos quando o programa detectava uma combinação de nomes de utilizador, emails, IPs e números de série suspeitos que pudessem fazer pensar que se tratava de alguém a utilizar software pirateado; e nesse caso o objectivo era recolher dados desse utilizador (como a sua password nas redes sociais) para o poderem identificar e denunciar às autoridades . No entanto, é uma técnica anti-pirataria que não só é completamente abusiva... como será mesmo ilegal, podendo cair sob a alçada dos crimes informáticos por acesso indevido a dados pessoais!

Claro está que muitos utilizadores legítimos se sentem traídos por esta empresa e estão a pedir reembolsos, sendo que provavelmente nunca mais lhes comprarão nada. E mais uma vez, com tanta "mania da perseguição" que acaba por importunar os clientes legítimos, que sai beneficiado são os piratas, que provavelmente irão ter acesso a estes conteúdos, mas com um instalador livre DRM abusivo. Quanto mais tempo será necessário para que as empresas se foquem nos clientes que pagam - e os tratem com respeito - em vez daqueles que não pagam?

1 comentário: