2018/02/22

Amazon está a facilitar lavagem de dinheiro com livros falsos


A divisão de auto-publicação Createspace da Amazon parece ter sido tomada de assalto por criminosos que a usam para lavagem de dinheiro com livros falsos a preços absurdos.

É fascinante, e assustador, ver como sistemas que se poderiam imaginar ser positivos e benéficos, podem facilmente ser subvertidos e transformados em ferramentas que facilitam a vida a criminosos. O Createspace da Amazon dá a possibilidade a autores de publicarem livros "a pedido", no entanto, um desses autores foi surpreendido ao receber uma declaração de rendimentos da Amazon de um livro que nunca tinha escrito... e do qual também nunca recebeu dinheiro.

A táctica consiste em criar um registo no site, em nome de um qualquer autor insuspeito, e disponibilizar livros - cujo texto nem sequer faz sentido, sendo criado por ferramentas de escrita aleatória - a preços exorbitantes. Neste caso, tratava-se de um livro que custava $555 dólares australianos (cerca de 350 euros) e que teve 70 exemplares vendidos (um total de mais de 24 mil euros).

Ora... facilmente se pode imaginar que uma pessoa normal não irá comprar um livro com texto sem sentido por este valor, pelo que o que se passa é que estes indivíduos estão a usar a Amazon como sistema de lavagem de dinheiro, efectuando as compras com cartões de crédito roubados, e recebendo o dinheiro numa conta bancária (também criada com nome falso), de onde retirarão o dinheiro tão depressa quanto conseguirem... e ainda por cima deixando um autor insuspeito com a trabalheira de explicar às finanças de que não recebeu aquele dinheiro, mas arriscando-se a ter que pagar os impostos devidos até que tudo fique esclarecido.

... Mais um lembrete dos riscos dos dados pessoais de muitas pessoas andarem a circular pela internet...

2 comentários:

  1. Isso não é lavagem de dinheiro. É apenas um esquema para conseguir o dinheiro dos cartões de crédito roubados. Lavagem é outra coisa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma tipologia utilizada pelos criminosos para “ lavar” o dinheiro obtido nas atividades criminosad. Se o fim e dar não uma adornos de lícito e dificultar o rastreio contábil da origem do valor é "lavagem de dinheiro”.

      Eliminar