2018/02/15

Caracter Indiano encrava iPhones e apps de mensagens


Há uma nova forma de chatear os amigos com iPhones, bastando enviar-lhes uma mensagem com um determinado caracter indiano para que a app de Mensagens fique inacessível, assim como diversas outras, e forçando um reiniciar do interface do iPhone.

As décadas vão passando, mas parece que não há maneira dos smartphones se livrarem de bugs relacionados com a apresentação de caracteres "estranhos". Ainda me recordo de, em tempos muito distantes, encravar alguns Nokias de amigos enviando-lhes um caracter a partir do meu fantástico Samsung SGH-600. Mais recentemente, e estando já do lado das "vítimas", não têm faltado casos em que links ou caracteres podem causar problemas nos iPhones... sendo este mais um caso.



O envio de um estranho (mas bastante artístico, diga-se) caracter indiano para iPhones poderá causar bastantes dissabores aos seus possuidores, pois pode crashar a app de Mensagens e impedir que a mesma seja utilizada - até que alguém envie uma nova mensagem e se tente apagar a thread contendo o caracter problemático. Mais preocupante é que este bug não afecta apenas a app de mensagens do iOS, mas também o WhatsApp, Facebook Messenger, e até o Outlook e o Gmail - pelo que o potencial para ficar sem acesso a estas apps se vai multiplicando.

A Apple já parece ter resolvido a situação no aguardado iOS 11.3, mas que até seja lançada publicamente, a solução passará por tentar eliminar a mensagem com o caracter em causa - algo mais simples de fazer no caso de serviços que também estejam acessíveis via web, mas que ainda assim poderão causar dores de cabeça a muitos utilizadores, especialmente se ocorrerem num momento em que até necessitavam de usar a app em questão com alguma urgência.

Actualização: a Apple já corrigiu o problema com o iOS 11.2.6

6 comentários:

  1. o meu android não faz isso :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O teu android não recebe actualizações para corrigir bugs xD

      Sorry, não resisti xD.

      Eliminar
    2. Dizes tu, Resende. Se utilizares um android com MIUI, todas as semanas recebes atualizações para corrigir bugs. E eventualmente trazer outros, tal como uma atualização regular num iPhone. Não há sistemas perfeitos.

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Esse símbolo, que é o do post, também "crasha" as apps Notas e Message do Mac :)
      Basta copiá-lo para lá.
      É igual nio iOS, MacOS e WatchOS.

      Eliminar
  3. Esse símbolo, que quer dizer "sinal", deve ser um sinal para o Tim Cook... Eheheh

    ResponderEliminar