2018/02/10

Como criar plantas no Home Assistant com Floorplan

Em vez de lidarem com o interface genérico do Home Assistant, é possível criarem uma planta da vossa casa que permite ter uma melhor percepção de tudo o que está a acontecer - para além de também permitir controlar os dispositivos inteligentes que tiverem em casa.


Apesar de uma das principais vantagens de usar sistemas como o Home Assistant ser a automação de tarefas, evitando a interacção manual com o sistema, por vezes é necessário ligar equipamentos manualmente ou consultar informação. Nestes casos, em vez de ver um ecrã cheio de botões pode ser mais útil ter uma representação gráfica da nossa casa, e para isso podemos usar o Floorplan!

Um floorplan consiste numa planta da casa onde são apresentadas as várias luzes ou equipamentos (e respectivos estados), bem como outras informações como a temperatura das divisões, portas abertas, etc. Sendo interativo, um floorplan permite num único ecrã controlar e visualizar o estado de uma enorme quantidade de dispositivos que temos em casa.

Pode parecer complexo, mas integrar um floorplan no Home Assistant é bastante simples e consiste apenas em desenhar num ficheiro SVG a planta da casa e os objectos para representar os equipamentos que querem controlar/visualizar, e criar um pequeno ficheiro de configuração YAML. Resumidamente, desenham os objectos no SVG e atribuem a cada um o entity_id do dispositivo correspondente no Home Assistant. Depois disso, no YAML de configuração do floorplan apenas definem cada um dos entity_ids e a respectiva acção.

As instruções de instalação (que consistem apenas em copiar um conjunto de ficheiros para a configuração do Home Assistant) e de configuração, podem ser encontradas no repositório oficial do projecto. Para a criação do SVG, a nossa sugestão vai para a utilização do Inkscape, por ser gratuíto e estar disponível para Linux, Windows e MacOS.


Os mais aventureiros (ou que estejam mais à vontade com CSS), podem ainda animar os objectos, para terem um frigorífico a piscar quando a sua porta está aberta, por exemplo, ou uma ventoinha a rodar quando está ligada.


Por fim, é importante lembrar que apesar de ter sido pensado para floorplans, este componente permite desenhar outras coisas como comandos de TV, painéis de alarme, ou qualquer outra interface que se pretenda… é só desenhar! Podem retirar algumas ideias das partilhas feitas pela comunidade no forum do Home Assistant.


por: Abílio Costa

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)