2018/02/17

Foto de um único átomo vence prémio


Os átomos costumam ser aquela coisa abstracta, que acreditamos que existem porque a ciência nos diz que estão lá: mas agora, temos mais uma fotografia que nos mostra isso mesmo.

Quem se sentir fascinando pela exploração do espaço microscópico já terá pensado em como seria ir espreitando coisas cada vez mais pequenas, indo para além das coisas no limite da nossa visão, passando por bactérias e vírus... até chegarmos aos próprios átomos que compõem a matéria.

É todo um estranho mundo onde as coisas nem sempre parecem comportar-se de forma "natural"... mas não menos impressionante é saber que há forma de se fazer com que um único átomo seja visível "à vista desarmada"... ou assim seria, se a sua ténue luz não obrigasse a uma exposição de longa duração para ficar registada na fotografia que se segue.


Aquele pequeno ponto luminoso que vemos suspenso entre dois eléctrodos é um átomo!

A foto, apropriadamente chamada de "Single Atom in an Ion Trap" foi captada por David Nadlinger, da Universidade de Oxford, e venceu uma competição organizada pelo Engineering and Physical Sciences Research Council (EPSRC) no Reino Unido. Só podemos dizer que é plenamente merecido. :)

2 comentários: