2018/02/16

Google remove "ver imagens" da pesquisa por imagens


Quem usar frequentemente a pesquisa de imagens no Google Search terá a partir de hoje a vida mais complicada, com a remoção do botão de ver a imagem sem visitar o site original.

Recentemente descobrimos que a Google tinha chegado a acordo com a Getty Images a respeito de um processo que decorria entre ambas, e em que a Getty Images acusava a Google de contornar os direitos de autor ao exibir directamente as imagens nos resultados das pesquisas. O que não se esperava era que esse acordo viesse a resultar nesta alteração.

A partir de agora deixa de ser possível ver as imagens originais directamente na página da pesquisa, com a primeira opção a ser aquela que direcciona o utilizador para o site onde a imagem está colocada. Uma remoção que tem dado origem a um coro de protestos no Twitter, muitos deles não hesitando em recorrer a linguagem "colorida" para mostrar o seu desagrado; entre muitas outras ameaças de que assim passarão a utilizar outros motores de busca, como o Bing e Duck Duck Go.

É uma medida que penaliza os visitantes, é certo, mas por outro lado não me parece que seja assim tão dramática (embora noutros tempos se pudesse ter uma Google que perante este tipo de atitude, se limitasse a remover todas as imagens da Getty Images dos resultados da pesquisa... a ver se eles não mudariam de ideias). É que, para os utilizadores no desktop, continua a ser possível aceder à imagem pretendida com um simples "right click - copy" na imagem que é apresentada; e na app mobile da Google podemos fazer o download directo com um "long press" na imagem - pelo que na prática nada muda.

... Por outro lado, mesmo que assim não fosse, não me parece que fosse pedir demasiado que, em troca da gravação de uma imagem que se pretende utilizar, se tivesse que dar um salto ao site original para lhes valer "uma visita". Poderia ser frustrante para quem usasse a pesquisa de imagens da Google para gravar centenas de imagens por dia... mas se for essa a situação, provavelmente já estaria na hora de arranjar um método mais eficiente e automatizado de encontrar e gravar imagens...

4 comentários:

  1. Ahhh... Fazia tanto jeito!

    Mesmo assim, é possível estar-se sempre em linha quer com as leis, quer com a "moral": Com tanto site de licença CC (ou similar) só anda a roubar quem quer mesmo.

    Consigo encontrar sempre o que preciso em torno da CC (e similares) sem necessitar de entrar em caminhos obscuros.

    ResponderEliminar
  2. Também removeu o "Mais tamanhos" que dava muito jeito e - já há bastante tempo - removeu o "Search by image" que também era muito útil... Agora temos que usar extensões... :/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A busca de imagem: https://images.google.pt
      mas os tamanhos e o link directo realmente desapareceram.
      Os tamanhos era algo que utilizei mais vezes do que acharia normal, e o link directo também dava jeito... mas compreendo que os web sites queiram converter as imagens em visitas... até mesmo quem têm web sites sem parte comercial nem anúncios como eu gosta de ter uma ideia de que áreas do web site parecem ter mais interesse para as pessoas mesmo que vão lá só para descarregar uma imagem.
      Por outro lado é bom para a concorrência se destacar com uma oferta mais abrangente.

      Eliminar
  3. Agora está muito pior porque certas imagens não consigo partilhar

    ResponderEliminar