2018/02/03

HomePod da Apple não funciona como coluna Bluetooth


O muito adiado HomePod da Apple está prestes a chegar ao mercado, mas para além de vir sem funcionalidades como o suporte multi-room ou stereo (prometido para uma actualização futura) também se descobre que nem sequer pode funcionar como coluna Bluetooth genérica, impedindo a sua utilização com equipamentos Android.

O mundo das colunas inteligentes está repleto de coisas que nos fazem pensar se os fabricantes estão a gozar com a nossa própria inteligência. Por exemplo, na família de colunas da Google (Google Home, Mini, Max) podemos com facilidade transferir uma música do Spotify para a coluna... mas ai de quem tentar fazer o mesmo com uma música do YouTube, pois aí já não é possível. Isso é algo que obriga a dar alguns passos extra, para nos ligarmos à coluna como coluna bluetooth, e aí já podemos enviar para lá o som que quisermos, incluindo do YouTube.

No caso do HomePod da Apple isso fica posto em causa, pois não será possível utilizá-lo como coluna Bluetooth genérica.

Isto é, será possível usá-lo para ouvir músicas do iTunes e Apple Music, assim como de outros serviços e fontes via AirPlay, mas à partida a sua utilização não será possível a partir de dispositivos Android - pois até para o processo de configuração inicial será necessário ter um dispositivo iOS.

Embora isto possa não ser um problema para quem já usa material da Apple (que será obviamente o público alvo deste produto), actua também como um "fechar a porta na cara" de quem pudesse estar interessado em comprar um HomePod para utilizar em conjunto com um smartphone Android (afinal, a Apple deu-se ao trabalho de disponibilizar o Apple Music para Android por algum motivo, certo?)

... A este ritmo, parece-me que a opção mais inteligente para comprar colunas, será comprar colunas "burras", daquelas que se limitam a reproduzir aquilo que lhes enviarmos, sem se preocuparem se vem do serviço X ou do serviço Y; ou se por motivos de copyright não podem tocar isto ou aquilo; ou se o aparelho que está a mandar o som é da marca A ou B!

2 comentários:

  1. Como foi dito no artigo o HomePod é direcionado ao público que já utiliza dispositivos Apple, e não é uma coluna Bluetooth. Para isso há muitas opções no mercado. Creio que o Apple Music só está disponível no Android porque o Beats Music também estava e não fazia sentido cortar o acesso a esses clientes. Não é um dispositivo que me atraía, pois a sua única função diferenciada é a Siri e esta é péssima ao lidar com músicas. Caixas de som conectadas de qualidade existem muitas e embora o HomePod venha com o preço inferior ao do Google Home Max não creio que se justifique a compra no meu caso.

    ResponderEliminar
  2. Boa noite a Apple faz com cada burrice , para além das questões levantadas no artigo gostaria de complementar dizendo que mesmo para quem tenha Apple e queira ter acesso ao Spotify esta coluna não transmite ,

    Para finalizar este é um produto que não está acabado , a Apple prevê que se possa ligar uma segunda coluna para ouvirmos em Stereo , mas o firmware ainda não está terminado e assim eles prevêem que só seja possivel no final deste ano ligar 2 destas colunas , já não chega o IOS 11 ter sido lançado claramente sem estar acabado e aliás ainda não está e agora temos mais este caso, enfim a Apple pensa fazer dos seus clientes beta testers .

    ResponderEliminar