2018/02/03

Fotografia apanha montanhas a 443Km de distância


Se já sabia haver fãs da fotografia com mega-zooms, o que não sabia era que havia pessoas que se dedicavam a tirar fotos de paisagens a ultra-longa distância, com o recorde actual a ser de 443 quilómetros.

A fotografia em questão tirada dos Pirinéus, consegue apanhar um pico nos Alpes a mais de 440 quilómetros de distância - o que, para por em perspectiva usando uma comparação mais facilmente imaginável pelos Portugueses, seria o equivalente a apanhar Portimão numa fotografia tirada... do Porto!

Claro que para isto ser possível é necessário ter uma grande dose de paciência (e também sorte), com inúmeros factores a terem que se alinhar para se conseguirem juntar as condições perfeitas. Não só se tem que estar num pico elevado, como se tem que ter um alvo igualmente elevado - para que a curvatura da Terra não estrague os planos (desculpem os apologistas da "Terra plana") - como a isto se tem que juntar as condições atmosféricas que permitam tal grau de visibilidade; e que aqui foram também ajudadas por um sol posicionado logo abaixo do horizonte, e que ajudou para a dar a iluminação "por trás" que permitiu apanhar o tão desejado alvo.



Há candidatos para superar este recorde? :)

16 comentários:

  1. Até o meu 3310 consegue apanhar fotos mais longe, ainda ontem tirei uma a lua!

    ResponderEliminar
  2. Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    2. ok, se estás a falar pelo facto de por causa da curvatura não conseguires ver tão longe, sinceramente agora que penso nisso fazendo as contas parece-me estranho.

      443 km e ele está a uns 2800m de altura, a outra montanha tinha de ser maior que 5000m, por isso isto ou é treta completa ou os dados que ele está a dar estão errados.

      Eliminar
    3. Refracção da atmosfera :

      "Refractive favorable circumstances allowed to view some other peaks, even that more distant ..."

      Eliminar
    4. Acho que refracção não é suficiente para uma diferença tão grande, estamos a falar duma montanha de 3800m pelo que dizem nessa imagem, a refracção tinha de justificar mais de 1200m de diferença. Acho isso muito mas muito difícil.

      Eliminar
  3. seria o equivalente a apanhar Portimão numa fotografia tirada... do Porto? 440km?

    ResponderEliminar
  4. Pela autoestrada, faço 450 Km de Portimão até Coimbra. Claro que não é uma linha reta, porque se fosse, provavelmente seriam um 350 Km?
    (Não estou no PC, pelo que não disponho de ferramentas que me ajudem a verificar agora.)
    Mas em dias bem frios (quando a atmosfera se encontra mais limpa) presumo que algo semelhante poderia ser tentado entre o topo da serra da Arrábida e a Fóia (pico da serra de Monchique) bem perto de Portimão?
    Não poderia ser tão simples como essa foto, uma vez que a serra de Monchique apenas tem 910m e entre os dois pontos não há mar plano mas sim terreno com as correspondentes elevações e declives.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem sabe, talvez até do pico da serra da Estrela se consiga algo parecido apontando para outros picos de outras serras portuguesas mais elevadas?

      Eliminar
    2. Porto-Portimão (aproximadamente) no Google Maps:
      https://3.bp.blogspot.com/-3t3lk0DiGY4/WnZzylxZVlI/AAAAAAAExKU/nFUEXvtFtugpWtaMkoKGnYEygdMgS-DVQCLcBGAs/s1600/port443.jpg

      Eliminar
    3. Excelente. Ainda não consegui ir ao PC, mas também tinha ideia de que poderia ser assim. Aliás, não foi na escola primária que aprendemos que de Chaves a Faro são cerca de 600 Km? Pois do Porto aqui não poderia ser muito diferente da estimativa inicial publicada no texto.

      Eliminar
  5. Uma fotografia surreal, muito bem tirada sim senhor!

    ResponderEliminar
  6. Pedi ajuda a um amigo "expert":
    "Contas feitas com a curvatura da terra pode-se ver/fotografar do local da foto (elevação aprox. 2900 m) o pico de 3867 m, a uma distância de 443 Km, assumindo que esta distância é sobre a superfície terrestre e não em linha reta.
    A foto é possível!
    Aliás, pelas contas feitas, de uma elevação de 2900 m vê-se até para além dos 443 Km, vê-se até 455 Km (mais uma vez sobre a curvatura da terra), daí o pico ver-se na foto acima do horizonte e não tangencial a ele (o que não daria para o distinguir)". :)

    ResponderEliminar

[pub]