2018/02/18

Range Rover Dragon Challenge subiu 999 degraus a 45º


Para promover o seu novo Range Rover Sport de 2018, a Land Rover decidiu exibir as suas aptidões conduzindo-o até ao topo do "Heaven's Gate" na China.

Embora sejam cada vez menos os possuidores de Range Rovers que os usem fora da estrada, desta vez a tarefa é complicada por não só estarmos a falar de um declive de 45º (que este veículo seria capaz de trepar com facilidade)... mas por se tratarem de escadas, o que faz com que a área de contacto com os pneus seja extremamente reduzida.

Ou seja, o "truque" para superar este desafio era não haver qualquer hesitação, sendo obrigatório manter o carro continuamente em movimento... e sem qualquer margem para erros.

Sem querer estragar a surpresa, tudo correu bem, felizmente... o que apenas serve para que se possa apreciar ainda mais as fascinantes imagens que podem ver já de seguida.

14 comentários:

  1. Parece-me óbvio, pelas imagens que a escadaria não tem 45º de inclinação. Para isso acontecer o degrau teria que ser tão alto quanto largo, o que nunca acontece em construções modernas, nem mesmo na China...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Epá não sei quando a escadaria foi feita, mas o Templo lá em cima tem mais de 1000 anos, vou assumir que eles iam pelas escadas e não a escalar a montanha, por isso tentar equiparar isto a "escadas modernas" é no mínimo parvo.

      De qualquer maneira, as escada têm sim 45º, se não acreditas faz alguma pesquisa, se não acreditas no que os outros dizem tens solução, elas ainda existem como é óbvio, por isso vais apanhar um avião e vai lá medi-las tu, melhor que isso é impossível.

      Eliminar
    2. Que não terá 45° em todos os degraus, isso é certo, pois vemos diversos "patamares" com diversas inclinações; no entanto, mesmo pelas imagens, parece-me que as partes mais inclinadas estarão mesmo lá perto dos 45° - e a imagem que meti no início do artigo, em que mesmo com a perspectiva se pode comparar com aquela pequena zona de descanso plano, demonstra isso.

      Eliminar
    3. Estava a mostrar o video a um amigo e até reparei numa imagem que mostra bem que tem 45º, aos 5:14, tem uma camera num degrau e dá para ver o seguinte https://i.imgur.com/UAibOPF.jpg

      Eliminar
    4. @M4X obrigado pelo trabalho! :)

      Eliminar
    5. Se é por imagens também posso colocar esta https://imgur.com/a/OxlNW
      Feito em Autocad, mostra que tem 28º. A imagem foi tirada ao minuto 4.51, mas pronto. Há sempre inocentes que acreditam em tudo o que aparece na internet...

      Eliminar
    6. Corrijo. Minuto 4.15.

      Eliminar
    7. ElKabong... estás familiarizado com o conceito de "perspectiva"? :)
      E penso que é melhor ficar o assunto por aqui, antes que chegues à conclusão que afinal a subida é a 90° por estares a ver os degraus de frente. :)

      Eliminar
    8. Caro amigo, você está a falar com um arquiteto, e sim, é melhor ficarmos por aqui, pois não estou para perder o meu tempo a discutir com leigos. Escadas em 45º nem na ficção científica...

      Eliminar
    9. Deixo apenas dois links:
      1) http://1.bp.blogspot.com/_SqhhJb_P3Kk/TUBUMvwnykI/AAAAAAAANX4/exFBgj_GGkA/s640/Hua+Shan.jpg

      o 2º, para não dizeres que é photoshop, é em video:
      https://www.youtube.com/watch?v=NnbD3fd6DIE&feature=youtu.be&t=1m40s

      O 3º, é apenas a recomendação para que talvez seja recomendável ter um pouco de humildade e admitir-se que não se sabe tudo - funciona bem comigo, imagino que também possa acontecer com outros.

      P.S. a matemática e geometria não diferencia entre leigos e especialistas... é daquelas coisas que não engana, por muito que se tente discutir com elas...

      Eliminar
    10. Lendo esta conversa, começo mesmo a achar boa medida, poderem ser os engenheiros a assinar os projectos, dispensando arquitectos... credo.

      Eliminar
  2. Independentemente da forte grau de inclinação das escadas, a subida do RR é brutal e digno de se ver!
    Não consegui perceber se conseguiram fazer todas as curvas e a subida só com a carga da bateria ou se o motor tambem ajudou, fica a dúvida...

    ResponderEliminar
  3. É este modelo que custa mais de 150 000 euros?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se for, dá uma média de 150 euros por degrau... :)

      Eliminar