2018/02/11

Winamp completamente funcional em javascript no browser


Os fãs do mítico Winamp podem revisitar este programa sem saírem do browser, pois temos uma versão completamente funcional criada em javascript.

O Winamp é um nome que evoca memórias distantes, dos tempos em que a aventura de ouvir um MP3 ainda parecia um prodígio da tecnologia (a que entretanto se deixou de dar valor). Mas, para os apreciadores, ou simplesmente para quem quiser espreitar este programa cujo nome marcou uma geração, temos um Winamp 2 recriado em javascript - e por isso, acessível a partir de um clique no browser.

Para se ver que esta versão não é uma mera "fachada", resta referir que para além de contar com as três janelas do Winamp (o Winamp propriamente dito, o equalizador e a janela da playlist), estamos a falar de ter acesso a todas as funcionalidades: ou seja, o equalizador funciona mesmo (podendo até carregar os presets gravados pelo Winamp); assim como as playlists (podendo até arrastar-se múltiplos mp3 para lá); assim como o visualizador gráfico (também com modo linear); e até temos a possibilidade de carregar skins para mudar o seu aspecto, incluindo skins com partes transparentes.

Enfim... uma verdadeira obra de arte em javascript que recupera a magia do Winamp original nos seus tempos de glória. Quem sabe que outros programas estaremos a reciclar em javascript daqui por mais 20 anos? :)

1 comentário:

  1. Ui, já me escapava esta notícia.
    Um muito obrigado pela divulgação. Isto para além de trazer aqui muita nostalgia, passará a ser uma ferramenta de uso diário.
    Fantástico.

    ResponderEliminar