2018/03/08

Alexa assusta utilizadores com risos despropositados


Ter um assistente de voz em casa é uma experiência simpática... até ao momento em que, sem motivo aparente, começar a rir-se despropositadamente com um riso algo perturbador. E foi isso que aconteceu com a Alexa da Amazon.

Algumas pessoas têm sido surpreendidas por risos da Alexa - algumas delas em situações que parecem saídas de filmes de terror, como quando já estavam na cama prestes a adormecer. Felizmente, não se trata de nenhum caso de possessão demoníaca-tecnológica, mas uma aparente propensão para a Alexa reconhecer indevidamente o comando "Alexa, laugh" que faz com que a assistente da Amazon se ria de forma imediata.

A Amazon já reconheceu o problema (embora sem explicar porque motivo pareça ter havido um surto destas ocorrências nos últimos dias, nem porque o comando estava a ser reconhecido em ambientes de silêncio) e diz que irá fazer algumas alterações. Em vez do comando ser o "Alexa, lauch", passará a ser "Alexa, can you laugh?" o que reduzirá a probabilidade de reconhecimentos acidentais errados e, em vez de se começar a rir imediatamente, a Alexa justificará o riso dizendo previamente "Sure, I can laugh"...

... Pelo menos sempre será mais simpático do que simplesmente ouvir um estranho riso a ecoar pelos corredores de uma casa à noite, ou outros sons estranhos (o que não deixa de ser uma excelente sugestão para futuros vírus capazes de infectar estes produtos - preparem-se para assistir a um aumento de relatos de assombrações digitais nos próximos anos! :)



1 comentário:

  1. Tera sido o roncar dos utilizadores naqueles momentos em que estão prestes a ferrar no sono?
    Rhhhaaaugh...
    Laugh...

    Seja como for, nao queria mesmo nada passar por uma experiência dessas...

    ResponderEliminar