2018/03/03

ARKit transforma iPhone num "buraco portátil" com o TheParallaxView


Está prestes a chegar à App Store mais uma app curiosa que tira partido do face-tracking do ARKit e da câmara 3D do iPhone X para criar ilusões ópticas dinâmicas que fazem com que as coisas no ecrã de um iPhone pareçam ter profundidade.

Criar imagens que parecem ser tridimensionais com a mudança de perspectiva em função dos nossos olhos não é propriamente novo. Em tempos muito distantes (há uma década atrás!) tínhamos o Johnny Chung Lee a fazer isto usando os Wiimotes da Wii, e alguns anos mais tarde já havia implementações a criar o mesmo efeito num iPad.

O processo é relativamente simples: o iPhone detecta onde está o rosto e olhos do utilizador, e actualiza as imagens no ecrã de forma a criar a ilusão de uma imagem com a perspectiva correcta para aparentar ter "profundidade". Mas mais simples ainda é verem o efeito em acção no vídeo que se segue,

Este TheParallaxView está em processo de review para ficar disponível gratuitamente na App Store, mas quem se interessar por estas coisas também pode espreitar o código fonte que está disponível no GitHub.




Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)