2018/03/16

As apps Android mais gastadoras de espaço e dados

Se acham que a bateria do vosso smartphone já não dura tanto quanto durava, a culpa pode não ser de uma bateria envelhecida mas sim das apps que têm instalado ao longo do tempo; e algumas delas são particularmente "pesadas" em termos de consumos de dados e espaço ocupado.


O consumo de bateria, de dados móveis e o espaço ocupado são aspectos que obrigam sempre a um cuidado especial por parte do utilizador. Um estudo publicado pela Avast, mostra quais as aplicações que consomem mais espaço de armazenamento e dados móveis. Os resultados encontram-se divididos em duas categorias, apps que correm no arranque do smartphone ou tablet e apps que são iniciadas pelo utilizador.

Consumo de espaço de armazenamento

Apps que correm no arranque do Android

O Facebook continua a ser um dos grandes inimigos de quem tem pouco espaço livre, ficando na primeira posição em termos do volume de dados que ocupa. O Spotify aparece na segunda posição, fruto do stream das músicas e o Instagram faz o mesmo com as imagens e vídeo (de vez em quando, uma limpeza da sua cache "faz milagres"!)

Apps iniciadas pelo utilizador

Nas aplicações que são chamadas pelo utilizador, temos na primeira posição o Line (que não tem grande expressão em Portugal), mas seguido pelo Snapchat no segundo lugar e, na terceira posição a app Amazon Shopping (que não deveria ter motivos para estar nesta tabela). Curiosamente, temos na quinta posição uma situação caricata, com a app Clean Master, que deveria fazer a "limpeza" do sistema, a ser uma das mais gastadoras...


Consumo de dados móveis

Apps que correm no arranque do Android

No que diz respeito ao consumo de dados, o Facebook passa para a segunda posição, destronado pelo Google Talk Back. Na terceira posição temos o Instagram; seguido do Yahoo Japan; e logo a seguir o Facebook Lite... que mesmo sendo Lite, não consegue escapar a esta tabela dos consumos, ficando mesmo assim à frente do Spotify na sexta posição. Também surpreendente é ver a app do Weather Channel na 9ª posição, à frente do Google Chrome.

Apps iniciadas pelo utilizador

Nas apps habituais, sem surpresas temos a app do Netflix na primeira posição (a surpresa será o facto da app do YouTube não aparecer nesta tabela, o que será um pouco suspeito); sendo que depois do Line e Snapchat voltamos a encontrar o "teimoso" Clean Master que, uma vez mais, não tem qualquer justificação para estar nesta tabela - facto quase tão estranho quanto na 9ª posição se encontrar uma app de lanterna... (que só se poderá justificar se, por trás da lanterna estiver continuamente a fazer o carregamento de anúncios escondidos.)

4 comentários:

  1. Raios, a app Facebook Lite aparece nestas listas?

    Sem contar com o Firefox, a Chrome e a Maps das quais não quero mesmo prescindir, apenas tenho a Facebook Lite, mas fica a dúvida acerca dessa "Quick Search Box", pois como tenho o Android em português, não estou a conseguir ter a certeza se tenho isso por aqui ou não...

    Isso é o mesmo que a app "Google"?

    ResponderEliminar
  2. Clean Master é o cancro do android, tanta gente que acredita nessa porcaria de app.
    Mais uma vez aqui se prova que nada vale.

    ResponderEliminar
  3. O Android puro tem quase tudo para poupar os recursos o files Go é umas das melhores aplicações da Google e mantém o nosso smartphone bem afinado

    ResponderEliminar
  4. Aconselho o FaceSlim ou Tinfoil for Facebook como alternativas às apps oficiais de Facebook.

    ResponderEliminar