2018/03/30

Canon mostra sensor de 120MP


Há fabricantes para quem a corrida aos megapixeis não acabaou, e a demonstrá-lo está a Canon, com o seu sensor CMOS 120MSX de 120 megapixeis, capaz de envergonhar qualquer câmara Full HD ou 4K.

A Canon tem estado a desenvolver este sensor APS-H (29.22x20.20mm) há mais de meia década (posicionando-se entre os APS-C e os full-frame) mas o seu elemento de destaque é a sua imensa quantidade de megapixeis: 120MP! Para os ler em tempo útil este sensor recorre a 28 canais digitais de saída a trabalhar em paralelo, e mesmo assim fica limitado a uma velocidade de 9.4fps... mas ter em conta que estamos a falar de frames de 120MP, que resultam em imagens RAW de cerca de 210MB cada.


O mais provável é que este sensor seja destinado para segmentos industriais específicos ou para o sector da vigilância, já que permite manter um campo de visão alargado onde se pode fazer zoom para ver todo o tipo de detalhes que seriam impossíveis de ver com um sensor normal.


... Considerando que no Huawei P20 Pro já temos um sensor de 40MP + 20MP + 8MP... não estamos assim tão longe de transpor esta tecnologia para os smartphones... Se se usassem 3 sensores de 40MP já estaríamos tecnicamente nos 120MP; pelo que não será tão descabido imaginar que daqui por mais meia dúzia de anos se possa estar a entrar no campo das fotos gigapixel nos smartphones... ;)


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)