2018/03/10

Cripto-aquecedor aquece a casa a gerar criptomoedas


Quem já se tiver aventurado a gerar criptomoedas no seu computador saberá que isso é uma excelente de forma de fazer com que o computador aqueça uma divisão, pelo que não é surpresa ver uma empresa a aproveitar esse conceito e criando um "cripto-aquecedor" que aquece a casa enquanto vai gerando dinheiro digital.

O QC-1 da Qarnot é um computador que vem equipado com duas placas gráficas Sapphire Nitro+ Radeon RX 580 e que adopta um formato idêntico ao de um radiador de parede (sendo completamente silencioso). O sistema vem pré-configurado, pelo que basta ligá-lo à electricidade e à rede, e de seguida fazer a configuração final indicado qual o endereço da wallet para onde se deverão transferir as criptomoedas - Ethereum neste caso.

É estimado que este sistema possa gerar até 100€ por mês em Ethereum (embora esteja dependente do valor do Ethereum), mas não é indicado qual é o consumo de energia, o que complica as contas para efeitos de se saber qual será o rendimento líquido e quanto tempo demorará a recuperar o investimento de 2900 euros(!) neste aquecedor.

É certo que é simpático ter um aquecedor que, para além de gastar electricidade, pode fazer-nos ganhar dinheiro... mas a este preço acho que será mais interessante montar uma mini-máquina com hardware idêntico e que custará cerca de metade (se tanto) e que permitirá rentabilizar o investimento de forma bastante mais rápida. Para além de que, neste momento, as entregas deste cripto-aquecedor estão previstas par afinal de Junho... altura em que um cripto-aquecedor não fará nenhuma falta em Portugal - quando muito agradeceríamos um cripto-frigorífico ou cripto-ar condicionado! :P

2 comentários:

  1. se der lucro é a melhor maneira de aquecer a casa sem gastar euros ou pelo menos nao perder hahahah

    ResponderEliminar
  2. Com os aumentos programados da dificuldade criptográfica para encontrar blocos, e devido ao tempo de espera anunciado para entrega, muito provavelmente nan trará lucro algum... :/

    ResponderEliminar