2018/03/15

Edição rápida do iOS não chega para esconder texto


No iOS 11 a Apple adicionou uma prática ferramenta de edição rápida de imagens, mas quem a estiver a usar para esconder informação sensível em capturas de ecrã deverá ser alertado para que a informação "tapada" continua a estar acessível.

A ferramenta Markup do iOS permite-nos rapidamente rabiscar, cortar, ou fazer edições rápidas em imagems, sendo que uma delas é frequentemente usada para se tapar informação que não se queira deixar visível. O problema é que a ferramenta não foi concebida para esse efeito, e embora visualmente pareça estar a cobrir a informação "secreta",  na verdade esse texto continua a estar visível.

Se à vista desarmada uma palavra riscada por cima no Marktup parece ter ficado irremediavelmente inacessível, um salto a uma qualquer app de edição de imagem (ou até a própria app de fotos) permite puxar pela luminosidade ao ponto de se tornar visível a diferença entre o texto original e o rabisco feito por cima.

Isto continua a acontecer independentemente de tentarem pintar múltiplas vezes por cima do texto, e embora a Apple se defenda dizendo que esta ferramenta não foi feita para tapar informação, a verdade é que muitos utilizadores a usam para tal, e não há motivo para que uma ferramenta que pareça pintar de forma opaca por cima de texto continue a deixá-lo visível. Esperemos que numa próxima actualização o recurso a um destes marcadores possa efectivamente inutilizar a informação que ficar por baixo, de forma a não ser recuperável.

2 comentários:

  1. Isso quer dizer que o programa não trata as imagens como bitmap ou que está preparado para tratar todas as camadas superiores como elementos transparentes?

    Bizarro, bizarro!

    ResponderEliminar
  2. É feature :) Foi com interesse só pode. Feito da maneira + díficil :P

    ResponderEliminar