2018/03/29

Goodix lança sensor de impressões digitais no ecrã


Não é só a Synaptics que tem sensores de impressões que podem ser usados para reconhecer os dedos directamente no ecrã; a Goodix também tem esses sensores, e que são os que já estão a ser usados no Vivo X21 e no "nada barato" Huawei Mate RS.

Este sensor da Goodix é um sensor óptico que pode ficar logo abaixo de um ecrã OLED, registando a impressão digital através do espaço entre os pixeis, e que a marca anuncia como tendo melhor desempenho que os sensores capacitivos - embora não especifique qual é a resolução do sensor.

O que é dito é que tem uma taxa de falsos positivos de 0.002% e uma taxa de erro na leitura de 2%, sendo também referido que, por se tratar de um sensor óptico, disponibiliza um reconhecimento mais rápido que outros sensores, e que pode ser aplicado tanto a ecrãs OLED rígidos como flexíveis.

Por agora o número de smartphones com esta tecnologia é extremamente reduzida, mas será de esperar que rapidamente se expanda, primeiro nos modelos topo de gama mas eventualmente chegando a todos os smartphones - tal como aconteceu com os sensores convencionais. Esperemos é que mais fabricantes façam como a Huawei fez no Mate RS, mantendo um sensor atrás e adicionando este sensor ao ecrã: assim, é possível desbloquear o smartphone tanto pela frente como por trás... não havendo motivo para "queixas"! :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)