2018/03/12

Internet descentralizada será a única forma de manter a internet livre


As preocupações sobre o futuro da internet são cada vez maiores, e com isso chegam também as potenciais solução para garantir que no futuro se possa continuar a ter uma internet livre e à prova de censura... através da descentralização.

Quando a "Internet" foi criada, um dos principais requisitos era o de criar uma rede que fosse à prova de ataques e que continuasse a funcionar mesmo que partes dela fossem completamente destruídas. Felizmente nunca houve necessidade de pôr isso à prova, mas isso não impede que as ameaças continuem a existir... embora agora surjam dos próprios estados e empresas que a ajudaram a tornar-se naquilo que é hoje.

O próprio Tim Berners-Lee, o "pai da Web", tem alertado para a situação em que um pequeno grupo de empresas começa a ter um peso dominante na internet, e a isso somam-se os atropelos que vão surgindo em diversos países, onde o bloqueio de sites considerados indesejados já nem sequer passa pelos tribunais, bastando um simples pedido de quem os considera indesejados (como acontece cá em Portugal e vai sendo adoptado num número crescente de países).

A infraestrutura da internet é resistente a ataques, mas a maioria dos sites na web continua a estar bastante vulnerável, bastando inutilizar um servidor para que ele desapareça da net... e é aí que entra a proposta da internet distribuída. Em vez de se terem conteúdos concentrados num único servidor, porque não criar um sistema distribuído capaz de resistir a qualquer tentativa de bloqueio ou interdição? Tal como a tecnologia que tem sustentado as criptomoedas, é possível garantir um sistema que garanta a confiança dos dados e do funcionamento de um sistema mesmo entre elementos que são desconhecidos entre si... e mesmo a segurança dos dados estaria garantida pelo facto de (para além de estarem encriptados) estarem distribuídos por inúmeras máquinas, impedindo que qualquer pessoa não autorizada tivesse acesso ao conjunto completo.

Claro que esta internet distribuída também teria alguns efeitos secundários... pois se por um lado poderia garantir a resistência à censura de sites que de outra forma estariam bloqueados, por outro lado também irá possibilitar que por lá proliferem conteúdos que efectivamente não deveriam por lá andar... Mas, será talvez melhor lidar com isso, do que arriscarmos-nos a ter uma internet onde só se possa ver aquilo que um punhado de países ou empresas considera admissível (e penso não ser necessário relembrar ao ponto a que isso pode chegar: como os mamilos e umbigos no Facebook.)

2 comentários:

  1. Já existem algumas proposto no mundo das crypto plataformas como o Maidsafe, Substratum, Dadi e EOS. É uma questao de ver quem chega primeiro e quem vinga.

    ResponderEliminar
  2. Eu concordo com o Carlos e o Sr Tim e acho que quem pode e deve fazer pelo bem da internet não está a olhar para o futuro, as coisas têm de mudar seja por iniciativa ou por obrigação e vejo cada vez mais pessoas entidades e governos mal intencionados a ganhar terreno.

    ResponderEliminar