2018/03/17

Mais comprido comboio miniatura demora 30 minutos a passar


Quem tiver o fascínio por comboios miniatura depressa se arrisca a entrar em "depressão" ao ver os conjuntos que algumas pessoas têm... e um deles será este comboio com mais de 1600 vagões, que demora cerca de 30 minutos a passar.

Se acham desesperante ficar numa passagem de nível quando passa um comboio de mercadores com algumas dezenas de vagões, é melhor nem pensar como seria caso se tivesse um comboio à escala real a replicar este mega comboio d James Risner.

O seu comboio tem 1662 vagões e 25 locomotivas (o que resulta numa média de 66 vagões por locomotiva) com um comprimento total de 345 metros! Comprimento esse que explica porque motivo a pista de 396 metros tem que se repetir sobre ela mesma (oito vezes!) e porque demora quase 30 minutos para que o comboio passe completamente.

... Para por as coisa em perspectiva... a pista é quase equivalente a uma pista de atletismo olímpica com os seus 400 metros... e o comboio não fica muito atrás.



E dá para fazer coisas como esta - embora aqui apenas estivesse a usar uma versão reduzida com apenas 243 vagões e 9 locomotivas:


2 comentários:

  1. Quando for grande quero uma coisa destas, agora a sério adoro comboios e ainda tenho uma boa colecção........ mas esta deprime-me

    ResponderEliminar
  2. Não me senti deprimido, nem achei assim tão interessante. Gosto de modelos de comboios miniatura mas é mais engraçado "inúmeras" pistas enormíssimas a ocupar espaços enormes com todo o tipo de comboios, carruagens, relevos, habitações, pessoas, veículos, pontes, túneis, rios, viadutos, etc. é visualmente mais apelativo.
    Melhor ainda são os modelos a uma escala maior que se pode andar em cima ou dentro deles, mas em Portugal só existe, de que tenha conhecimento, um parque de iniciativa privada em Valadares, Vila Nova de Gaia chamado "Casa da Aldeia - Parque ferroviário e Museu rural", mas só abre, quando o tempo o permite, aos sábados das 15h às 17h e mediante marcação prévia... embora estejam aparentemente disponíveis para outros dias e horários combinando com eles previamente... mas provavelmente só o farão para grandes grupos de pessoas ou coisa parecida.

    ResponderEliminar