2018/03/18

NSynth Super é um sintetizador com AI feito pela Google


Os muitos projectos experimentais da Google abrangem inúmeras áreas, incluindo a música e geração de sons. Este NSynth Super é um sintetizador que usar inteligência artificial para recriar novos sons com base em sons de instrumentos já existentes.

O mundo dos sintetizadores tem estado relativamente parado na última década - face ao reboliço que se teve nas décadas de 70, 80 e 90, em que inúmeras marcas lutavam pela liderança com o lançamento de modelos que nos iam trazendo sistemas de síntese inovadores e surpreendentes. A partir do momento em que se começou a conseguir gerar "tudo" com facilidade graças, perdeu-se um pouco do encanto que estava associado a estes equipamentos... mas que é parcialmente recuperado por este NSynth Super.

O NSynth Super aplica machine learning aos sons, procurando identificar e isolar as características de um som que o tornam marcante, sendo depois capaz de os combinar com outros instrumentos, com resultados curiosos e que, não menos importante, poderão ser recriados por qualquer interessado, já que a Google disponibiliza uma versão do projecto como open-source, para que qualquer um o possa fazer usando um Raspberry Pi (infelizmente sem a parte do touchscreen com interface gráfico bem apelativo).

... Esperemos mais um pouco e temos um sistema de inteligência artificial a criar as músicas completas, para além dos sons, bastando dizer algo como: "quero uma música com o estilo de Stevie Wonder mas com um ritmo de Samba e uma sonoridade à Sting". :)




Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)