2018/03/18

Táxis voadores de Larry Page já voam no outro lado do mundo


A ideia de ter aviões autónomos eléctricos a servirem de "carros voadores" pode parecer ficção científica mas tem sido suficientemente atractiva para que diversas grandes empresas estejam a trabalhar em projectos desse tipo, e a que está a ser financiada por Larry Page - co-fundador da Google - já voa.

Embora não seja segredo que Larry Page estivesse interessado nos "carros voadores", as notícias sobre a empresa Kitty Hawk não tem sido muitas. No entanto, o projecto parece estar a correr bem, ao ponto de neste momento já haver um destes aviões autónomos a voar na Nova Zelândia.



Esta primeira versão da aeronave, chamada Cora, tem uma envergadura de 11 metros, capacidade para dois passageiros, e autonomia para 100 quilómetros. O avião é completamente eléctrico e tem a capacidade de poder levantar e aterrar na vertical como um helicóptero, graças a 12 hélices horizontais montadas sobre as asas (ao estilo de um mega-drone) - que depois param quando o avião já está em modo de voo horizontal.

O projecto já está em fase de certificação oficial, com o objectivo de se ter uma rede de táxis voadores autónomos em operação daqui por três anos. O que, se se vier a concretizar, incentivaria muitos dos outros projectos a acelerarem os seus planos, que nesta fase colocariam algo desse tipo a uma década (ou mais) de distância.

Se assim for, talvez no final da próxima década se possa finalmente dizer que o futuro dos carros voadores realmente se concretizou (com apenas 30 anos de atraso face à entrada no novo milénio).

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)