2018/03/28

Pack 3 Sonoffs a €14.93


Os módulos da Sonoff vieram revolucionar o panorama da automação doméstica, permitindo automatizar e controlar remotamente todo o tipo de equipamentos, a baixo custo.

Já por cá falamos dos módulos Sonoff de 4 canais e do módulo com medição de consumos; mas hoje vamos falar dos módulos mais básicos, em que cada um permite controlar um equipamento (ou circuito), sendo que podem comprar três Sonoffs por 14.93 euros.

Para quem não estiver ao corrente, estes pequenos módulos actuam como relés que permitem ligar ou desligar qualquer equipamento que a eles se ligue, a partir de uma app no smartphone - mesmo quando se está fora de casa - e contam também com integração com a Alexa da Amazon e o Google Assistant; o que permite ligar ou desligar coisas com um simples comando de voz.



Além do seu baixo custo (em tempos não muito distantes seria impensável fazer o que estes módulos permitem, sem que se tivesse que gastar dez vezes mais, pelo menos!) temos como vantagem adicional a facilidade com que se pode trocar o seu firmware por outros alternativos. Ou seja, se não quiserem ficar dependentes do serviço disponibilizado pela ITEAD (os fabricantes destes módulos), poderão regravá-los com outro firmware que os deixará completamente sob o vosso controlo, e facilitando a sua integração em sistemas como o Home Assistant ou outros.

Ainda recentemente tivemos um caso prático, de um dos nossos leitores que queria usar um módulo (de 4 canais) para controlar um sistema de rega e tinha chegado ao limite dos temporizadores programados existentes. A solução passou por usar um firmware alternativo, onde aumentamos o número de temporizadores disponíveis... e ficou o assunto arrumado! :)

16 comentários:

  1. Isto cabe atrás (de modo a ficar escondido) de um comutador de escada/interruptor "normal"? Estou para adquirir já algum tempo, mas depois fico sempre com esta duvida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não... sao demasiado grandes para isso. Ficam bem escondidos num tecto falso (por ex.), ou no quadro, ou numa caixa externa.

      Eliminar
    2. Vejam tb os shelly2, são muito pequenos e permitem colocar na caixa.
      Tem varias utilidades desde persianas, a interruptores,...

      Eliminar
    3. Os Shelly são interessantes, mas estão noutra gama de preço. Pelo preço de um único shelly compras entre 5 a 10 sonoffs.
      (Não invalida que não sejam interessantes para aplicações específicas... )

      Eliminar
  2. Ou então, a 4,23€ cada um: https://www.banggood.com/DIY-Wi-Fi-Wireless-Switch-For-Smart-Home-With-ABS-Shell-p-1019971.html?rmmds=search&cur_warehouse=CN

    ResponderEliminar
  3. Ainda ontem o servidor esteve off.
    Andava fora, queria desligar a impressora 3D, que já tinha acabado uma impressão..., coitada esteve ligada até eu chegar a casa... ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente parece ser algo cada vez mais recorrente 😞

      Eliminar
    2. Eles estão a trabalhar para meter funcionar directamente em modo local LAN caso haja problemas no servidor deles. De qualquer forma, como disse, não faltam opções para quem não quiser ficar dependente deles. :)

      Eliminar
    3. Carlos, têm de pensar em fazer um artigo a falar dessas opções alternativas e como as implementar ☺ fica a sugestão

      Eliminar
    4. Adicionado aos: to-do! :)

      Eliminar
  4. Sim Carlos,

    Mesmo sendo da área de IT, esta vertente ainda me causa alguma confusão. Tanta opção, tanto sistemas que funciona com Nest, Alexa.. Etc...

    Mas não existe um artigo a explicar todo este sistema como funciona e as alternativas viáveis.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem duvida. Faz falta um artigo a explicar todo este sistema.

      Eliminar
    2. Hugo, este sistema já explicamos: https://abertoatedemadrugada.com/2017/07/analise-ao-sonoff-4ch.html

      O que ainda não abordamos (directamente) foi a parte de se poder colocar firmwares alternativos nestes módulos, para facilitar a integração com coisas como o Home Assistant - ou simplesmente para não se ficar dependente do serviço da ITEAD.

      Eliminar
  5. Carlos, voce conhece alguem que tenha ou fabrique um modulo tipo o Sanoff POW R2 que possa medir a potencia total em Watts e Kw/h para ate 100 amperes de corrente e que possa medir um sistema eletrico bifasico e trifasico ? Tenho clientes que devido ao alto custo da energia eletrica e o fato das empresas fornecedoras de enrgia por aqui estarem cobrando valores absurdos e esses clientes querem monitorar o consumo e poder comparar com o consumo registrado pelas empresas e dessa forma reclamar se estiverem cobrando indevidamente. \por aqui existem sistemas desse tipo, porem, são muito caros e complicados de operar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espreita o Open Energy Monitor: https://shop.openenergymonitor.com/

      Deve fazer o que queres. :)

      Eliminar