2018/03/28

Notícias do dia

GDPR obriga a passwords de 9 caracteres em Portugal e backups offsite; a NOS está a vender o Huawei P20 Pro a €749.99 a prestações; os QR Codes podem enganar câmara no iOS e levam malware a 1 milhão de Androids; o novo iPad começa nos €369; e a Mobileye conseguiu detectar peão no vídeo do atropelamento da Uber.

Antes das notícias, aproveito para relembrar que esta semana temos para oferecer um micro-drone FuriBee F36.

Facebook facilita acesso a definições de privacidade




Nada como um escândalo e pressão pública para que o Facebook rapidamente tenha chegado à conclusão que era possível simplificar o labirinto de opções de privacidade e segurança apresentados aos seus utilizadores. Em tempo record, o Facebook apresenta agora uma secção de privacidade remodelada e simplificada, apresentado no mesmo local definições que antes se espalhavam por duas dezenas de secções diferentes.

... Será daqueles casos em que teremos que esperar para ver (poderá ainda demorar algumas semanas para que isto chegue a todos os utilizadores) mas, não menos importante, é saber se a maioria dos utilizadores sequer se preocupa em verificar as suas definições... sendo que no mínimo, pelo menos deveria desligar a partilha de dados dos amigos...


Apple ainda não acedeu aos pedidos da Índia para evitar chamadas indesejadas



A entidade reguladora das comunicações na Índia está a perder a paciência com a Apple, por não facilitar a implementação da sua app anti-spam para identificação de chamadas indesejadas. A entidade tem uma app que permite aos utilizadores reportarem e bloquearem chamadas indesejadas (uma "praga" na Índia) mas, no iOS, não é possível ter acesso aos dados das chamadas, impossibilitando a utilização desta app - sendo que do lado da Apple, impedir o acesso às chamadas é algo que é encarado como forma de garantir a privacidade dos utilizadores; embora por outro lado a Apple tenha dito estar interessada em cooperar para resolver o problema.

Mais recentemente, o iOS passou a disponibilizar a capacidade de se integrar com apps de identificação de chamadas; o que facilita, em parte, este processo de detectar chamadas indesejadas... Talvez por aí seja possível chegar a um meio termo, sem entrar em sistemas que, como recentemente se descobriu, permitam às apps ter acesso a todas as chamadas e mensagens que se façam.


Nvidia cria mundo virtual para testar carros autónomos



Já vimos sistemas que utilizam jogos para avaliar a capacidade de sistemas de condução autónomos, mas a Nvidia leva isso um passo mais longe, criando um simulador de condução hiper-realista onde poderão ser testados automóveis autónomos virtuais dentro deste mundo virtual.

Ao contrário do que se passa nos simuladores onde está tudo a correr no mesmo sistema, aqui temos dois sistemas que são virtuais mas são completamente independentes: um limita-se a criar um mundo virtual realista; o outro funciona de modo isolado, tal como se fosse um carro real a circular pelas ruas "reais" (tendo apenas acesso aos mesmos dados que teria no mundo real: LIDAR, radares, câmaras, etc.) Com este sistema, podem-se recriar todo o tipo de situações complicadas que poderiam ser praticamente impossíveis de replicar no mundo real, assim como repetir casos em que o sistema tenha falhado, para avaliar se as correcções feitas já serão capazes de lidar com eles.

Entretanto, em virtude do acidente da Uber, também a Nvidia optou por suspender os testes de veículos autónomos em estradas públicas.


Logitech Crayon custa metade do Apple Pencil mas não trabalha com iPad Pro



A Apple já revelou o novo iPad (mais "económico") que agora passa a ser compatível com o Apple Pencil, mas para quem não quiser gastar 99 euros na caneta da Apple poderá optar pelo Logitech Cryon a metade do preço. Infelizmente, este "crayon" não irá funcionar nos iPad Pro e existem algumas diferenças para o Apple Pencil.

O Logitech Crayon não detecta a pressão e em vez de uma ficha lightning macho (como o da Apple) tem uma ficha fêmea, podendo ser recarregado com um cabo lightning normal em vez de ter que ser inserido no iPad. A sua construção em alumínio e borracha é também pensada para aguentar o tipo de abuso que os mais novos lhe podem dar...


Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)