2018/03/25

Facebook também guarda registos de chamadas e mensagens


Com o Facebook na mira de múltiplas entidades e utilizadores devido ao escândalo da Cambridge Analytica, reforçou-se a recomendação para limitar a partilha de informação na sua plataforma - mas ainda assim, muitos utilizadores estão a ser surpreendidos pelo facto do Facebook poder manter um registo das suas chamadas e mensagens... há anos!

Um utilizador que requisitou o download de toda a informação que o Facebook tem sobre si - algo que todos os utilizadores podem fazer em ( Settings -> "Download a copy of your Facebook data" no fundo da página) - ficou estupefacto com o facto de lá encontrar um registo de todas as chamadas telefónicas que fez ao longo dos últimos anos... algo que ele não tinha ideia que estava a ser guardado pelo Facebook.


Informação essa que estava a ser obtida de forma não muito explícita para os utilizadores, tirando partido das liberdades permitidas no Android até Outubro de 2017, devido à compatibilidade com versões mais antigas do sistema e onde a permissão de acesso aos contactos dava automaticamente acesso ao histórico de chamadas e mensagens. Ou seja, quem aceitasse o pedido que as apps do Facebook fazem para aceder à lista de contactos (para "encontrar os amigos") estava, sem ter consciência disso, a permitir que o Facebook também soubesse todas as chamadas que fez ou recebeu, assim como as SMS enviadas ou recebidas... como ficou confirmado por este utilizador ao espreitar as informações que o Facebook tinha (e continua a ter) sobre ele.

É o tipo de notícia que já seria má em qualquer altura, mas que chega no pior momento possível para o Facebook...

1 comentário:

  1. Eu quase que não utilizava, porque vi sempre o FB com desconfiança , basta conhecer como ele foi criado, resumindo apaguei completamente a minha conta, também nunca tive o FB instalado nos meus smartphones.

    Agora desde o dia que apaguei que quinta feira passado vou ter de aguardar 14 dias para que se concretize o meu pedido, agora a questão que fica é :

    O FB vai mesmo apagar os meus dados ? ... eu acho que não, provavelmente ficarão com toda a minha informação nos seus servidores, mais um assunto que deveria ser discutido em Bruxelas

    ResponderEliminar

[pub]