2018/03/25

Algoritmos explicado com instruções do IKEA


Os algoritmos são essenciais para a programação mas não há motivos para se ter medo deles - havendo quem tenha ilustrado alguns deles, e outros conceitos informáticos, ao estilo dos manuais de instruções de mobiliário do IKEA.

Os algoritmos podem começar logo por assustar pelo seu próprio nome, mas tudo se torna muito mais simples de digerir quando se explica que um algoritmo é simplesmente uma receita - sim, como uma receita para um bolo - apenas transposta para o mundo da programação.

Quem quiser fazer um bolo de laranja sabe que não será preciso "inventar", bastando pegar numa receita para um bolo de laranja e seguir as instruções; e o mesmo se passa na programação. Quem desejar ordenar uma lista de nomes (por exemplo), pode ir às "receitas" de métodos de ordenação (leia-se: algoritmos de ordenação) e também limitar-se a seguir as instruções. E algumas delas estão muito bem ilustradas neste IDEA Instructions, ao estilo IKEA.

Por lá podemos ver alguns métodos de ordenação (e comprovar como há muitas formas de fazer o mesmo, umas mais eficientes que outras); como descobrir um trajecto que permita desenhar uma forma numa linha contínua sem repetir os traços; ou até perceber como funciona o conceito de encriptação com chaves públicas.


A selecção de algoritmos disponíveis é bastante reduzida (neste momento, apenas 8 "manuais") mas vale a pena espreitarem e apreciarem o trabalho do trio: Sándor P. Fekete, Sebastian Morr e Sebastian Stiller.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)