2018/03/21

Xiaomi Mijia Bluetooth a €11 - novo sensor de temperatura e humidade


Saber a temperatura e humidade de casa de forma mais inteligente pode ser feito a um preço mais reduzido que nunca.

A Xiaomi há muito que tem sensores de temperatura e humidade no seu catálogo, mas são pequenos módulos Zigbee que apenas podem ser utilizados em conjunto com o seu gateway. O novo sensor de temperatura troca o Zigbee por Bluetooth para poder ser acedido directamente por um smartphone sem necessidade de um gateway adicional, mas a principal vantagem é que passa a ter um ecrã digital, permitindo ver os dados de forma imediata mesmo que não se queira ter integração adicional ou sequer abrir uma app para ver esta informação.

Usando o código CYJXMBT este sensor de temperatura e humidade Mijia fica por apenas 11.61 euros.


Claro que nada impede que este sensor seja mais tarde integrado em sistemas de automação mais alargados, passando a poder ser utilizado para controlar climatização, estores automáticos, ou outros equipamentos, investindo no Gateway Xiaomi e na lâmpada de cabeceira que serve de gateway para este sensor Bluetooth. (Ser bluetooth facilita a ligação a um smartphone sem mais nada, mas complica a ligação ao gateway Xiaomi que só tem WiFi e ZigBee - pelo que, a lâmpada de cabeceira actua como mini-gateway, servindo de ponto entre este sensor BT e a rede WiFi.)

... Como muitos já terão comprovado, só custa é começar... pois depois disso nunca mais se para de querer fazer cada vez mais coisas... :)

3 comentários:

  1. Eu já tenho 1 destes, muito fácil de aplicar numa parede tem adesivos na traseira e é extremamente sensível a qualquer mudança de temperatura e ou mudanças nos níveis de humidade dentro de casa .

    ResponderEliminar
  2. Boa noite,
    Estou com dificuldades a contactar o sensor com o telemóvel Android.
    Alguém pode ajudar?

    ResponderEliminar
  3. Boa noite,
    Estou a ter alguma dificuldade em conectar o sensor ao telemóvel Android.
    Alguém pode ajudar?

    ResponderEliminar