2018/03/21

Notícias do dia

Como restringir partilha de dados abusiva no Facebook; pornografia infantil no blockchain põe Bitcoin em risco; o MB Way ganha QR Codes na rede Multibanco; o Internet Archive ganha jogos LCD nostálgicos; o mais recente topo de gama Samsung Galaxy S9+ custa $379 a produzir; Video (falso) de iPhone SE ao estilo iPhone X reacende interesse dos fãs; e ainda o que muda com a GDPR - a nova lei de protecção de dados na Europa.

Antes das notícias, aproveito para relembrar que excepcionalmente temos alteração do nosso meeting mensal, que passa a ser já este sábado (o último sábado coincide com o fim de semana da Páscoa); e que esta semana temos para oferecer uma lâmpada LED com sensor de movimento, e também alguns livros extra da FCA sobre sistemas operativos.

Windows 10 promete instalação mais rápida das grandes actualizações



Acham ridículo esperar mais de 1 hora para instalar uma das grandes actualizações do Windows 10? A MS também acha que sim e promete acelerar substancialmente o tempo de instalação das actualizações, passando muitas das tarefas que eram feitas com o computador "parado" para processos que podem ser feitos enquanto o computador está a ser utilizador.

Sinceramente, continuo a achar inaceitável que, numa altura em que temos CPUs multi-core a GHz's, gigabytes de RAM e SSDs, qualquer actualização seja sequer merecedora de interromper um segundo que seja da actividade do utilizador. (E nem me façam falar da necessidade dos reboots... que também já deveriam ter sido banidos há muito!)


Vivaldi browser passa a usar DuckDuckGo no modo privado



O número de utilizadores que começa a dar mais valor à privacidade do que fazem online está a aumentar, e alguns deles poderão sentir-se mais protegidos ao usarem o browser Vivaldi, que agora passa a utilizar o motor de busca DuckDuckGo quando abrem uma janela em modo privado.

O DuckDuckGo é um motor de busca que tem crescido progressivamente ao longo dos últimos anos, assumindo-se como uma alternativa a quem não quer estar a ser continuamente seguido pela Google, Microsoft, ou os outros detentores dos motores de busca mais populares. Sendo que acaba por se um pouco caricato usar um modo "privado" para logo de seguida se utilizar um motor de busca que continuará a tentar identificar os visitantes.... Com o DuckDuckGo, esse problema fica resolvido (havendo até quem o esteja a usar a tempo inteiro, não só no modo privado).


Óculos VR Snapdragon 845 chegam até Junho


A Qualcomm também tem investido na realidade virtual, e já falta pouco tempo para os developers terem acesso ao seu mais recente kit de desenvolvimento, consistindo nuns óculos VR "independentes" com Snapdragon 845 VR e que também vão contar com eye-tracking a cargo da Tobii - o que deverá ajudar a dar mais um passo na interacção com os mundos virtuais.

Curiosamente, embora em termos de resolução estes óculos estejam dentro do que é esperado (2560x1440, resultando em 1280x1440 para cada olho) a Qualcomm anuncia um refresh rate de apenas 60Hz, o que poderá ser um pouco limitado (poderia imaginar-se que no mínimo seria de 90Hz) - especialmente quando se considera que, com o eye tracking, as apps poderão acelerar o processamento reduzindo a qualidade da imagem apresentada, excepto na área para a qual o utilizador estiver a olhar. Mas por agora teremos que esperar para ver a que preço é que os modelos comerciais baseados neste SDK irão chegar chegar ao mercado.


Mark Zuckerberg não se pode esconder do caso Cambridge Analytica



O escândalo da Cambridge Analytica está a fazer com as políticas de privacidade do Facebook sejam alvo de atenção redobrada e, depois do Facebook ter tentado minimizar o assunto, parece não haver volta a dar quanto à necessidade do próprio Mark Zuckberg prestar declarações publicamente sobre tudo o que se passou.

Seja como for, não há como negar que o Facebook parece ter feito "tudo mal" - ao ponto de suspender a conta da pessoa que alertou para este abuso - e, ainda agora, continuar a partilhar informação dos utilizadores de forma abusiva: algo que todos devem impedir manualmente.


Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)