2018/04/28

Apple prepara óculos VR "de luxo" para 2020

Que a Apple está a trabalhar em óculos de realidade virtual / realidade aumentada não é segredo, mas agora surgem rumores que dão a conhecer mais alguns detalhes do que está a ser preparado.

Embora ainda sujeito a muitas incertezas face ao seu estado de desenvolvimento, os rumores apontam para que a Apple esteja a preparar uns óculos VR que utilizariam dois ecrãs 8K(!), um para cada olho, o que representaria um salto substancial face à qualidade dos óculos actuais (que nem sequer utilizam ecrãs 4K).

A falta de resolução é de facto um dos problemas dos óculos actuais, resultando em baixa definição sempre que se quer ver coisas detalhadas, e ao dar o salto para os 8K (x2!) a Apple poderia repetir o episódio do ecrã retina nos iPhones, quando também duplicou a resolução face ao que era normal no mercado. Adicionalmente, o facto de ter a liberdade para criar a sua própria electrónica e chipsets (e até os seus GPUs) deixa-a numa posição única quanto a desenvolver um sistema completamente integrado que, noutros fabricantes, obrigará a recorrer a componentes de fornecedores externos.

Os óculos seriam sem fios, com o processamento a ser feito numa caixa externa, e sem necessidade de tracking externo (seguramente tirando partido da tecnologia que já permite fazer o tracking de realidade aumentada com excelente precisão nos iPhones com o ARKit). Considerando a resolução "extrema", será de esperar que estes óculos tenham eye tracking e recorram ao "foveated rendering", onde o GPU apenas faz o rendering com detalhe na área para onde se está a olhar, reduzindo a qualidade nas zonas periféricas.

No entanto, teremos que esperar até 2020 para ver se este rumor se confirma... sendo que para isso certamente também contribuirá o eventual sucesso (ou falhanço) dos óculos da Magic Leap, ou outros que venham a surgir e que potencialmente possam levar o mercado no sentido da adopção deste tipo de tecnologia.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)