2018/04/05

Câmara Xiaomi Dafang no Home Assistant via firmware open-source


Uma das preocupações de quem compra câmaras IP de baixo custo é, muitas vezes, ficar dependente de um serviço da cloud que impede o acesso directo à câmara. No caso da popular Xiaomi Dafang, isso pode ser facilmente contornado com o recurso a um firmware alterado open-source que permite a sua integração com o Home Assistant.

A Xiaomi Dafang é uma câmara bastante interessante que opta por um sistema pan-tilt bastante curioso que disfarça o mecanismo dentro de uma caixa "rectangular". Só que, tal como em muitos outros produtos da Xiaomi, ao utilizá-la ficamos "obrigados" a usar a app Mi Home da Xiami e a sua cloud... a não ser que se recorra a estes Xiaomi Dafang Hacks de Elias Kotlyar.


O processo de utilização dos mesmos é bastante simples e nem sequer estraga nada. A única alteração à câmara consiste numa pequena alteração que permite carregar o firmware a partir do cartão microSD, bastando depois meter o firmware modificado num cartão - se alguma vez se quiser voltar ao firmware original, bastará eliminar o ficheiro do cartão.

Com o firmware alterado, os utilizadores passam a ter acesso a:
  • Stream directo RTSP H264/MJPEG
  • Servidor SSH e FTP
  • Servidor Web para acesso directo via browser
  • Obter imagens JPEG da câmara
  • Controlo do motor e regresso ao centro
  • Controlar os LEDs coloridos, LEDs IR e filtro IR
  • Gravação h264 local
  • Gravação e reprodução de áudio
  • MQTT
  • Integração com o Home Assistant

Ou seja... tudo aquilo que se poderia desejar, numa câmara com qualidade muito decente e com preço na ordem dos 25 euros.

5 comentários:

  1. Com essa alteração e não abrindo portas no router basta para limitar o acesso a ela pela rede interna ou VPN?

    Conheces mais alguma camara da Xiaomi com Hack?

    Obg

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com esta alteração a câmara fica apenas disponível dentro da rede, e ai deve permanecer, uma vez não tem qualquer autenticação de acesso.
      Mas é possível configurar outros serviços (ssh), aplicações (TinyCamPro usando por ex um telemóvel antigo) ou equipamentos hardware que disponibilizam o sinal para fora da tua rede em segurança.

      Existe um hack idêntico para a Xiaomi Xiaofang 1080, que utilizo há já algum tempo:
      http://bobbyromeo.com/technology/xiaomi-smart-1080p-wifi-ip-camera-rtsp-streaming-hack/

      Eliminar
    2. Sou um bocado paranóico com imagens, ate ja estava a pensar usar um servidor DNS meu e para a "prender" dento de casa, como depois ligava por VPN a casa e acedia as imagens.

      Nada como experimentar.

      Obg.

      Eliminar
  2. as portas de saida estao sempre abertas, e se a maquina sai, pode voltar a entrar. com esse hack, parece-me que nao tenta sequer sair

    ResponderEliminar
  3. O RTSP é estavel ? Tenho a 720P PTZ da xiaomi e o Rtsp a imagem não é grande coisa..

    ResponderEliminar

[pub]