2018/04/15

Discos de vinil de alta definição chegam em 2019


Os fãs dos discos de vinil vão ter oportunidade de ouvir som analógico com maior qualidade, com discos de vinil "HD" que prometem melhor definição sonora, já a partir do próximo ano.

Embora o mundo se tenha convertido ao som digital e não vá olhar para trás, há quem continue a preferir o som integralmente analógico dos discos de vinil. Como se poderá imaginar de um sistema que depende da interacção física de uma agulha com as vibrações registada num trilho microscópico, a qualidade desses sulcos está directamente relacionada com a qualidade do som registado... e é aí que a Rebeat Innovation, uma startup austríaca, quer inovar.

A sua ideia é criar o molde principal dos discos usando lasers, dizendo que com isso conseguirá aumentar a amplitude sonora em cerca de 30% e, simultaneamente, permitir registar até 30% mais tempo de áudio por cada face do disco.

... Resta esperar que depois também lancem um leitor laser de discos de vinil, já que isso seria bastante mais interessante, tanto para discos "HD" ou normais, evitando a degradação do disco de cada vez que se quer ouvi-lo. :)

7 comentários:

  1. Corrijam-me se estiver enganado mas ao usar "um leitor laser de discos de vinil" não passaria a ser um leitor digital?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. não.
      o laser lê a onda de som
      e não zeros e uns

      Eliminar
  2. já vi
    há uns anos
    leitor de vinis por laser

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. https://en.m.wikipedia.org/wiki/Laser_turntable

      por apenas 15.000...

      Eliminar
  3. Mas hoje em dia toda a música é gravada digitalmente pelo que não vejo grande vantagem em passar depois para analógico.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem toda... Há bandas e artistas que continuam a usar gravações analógicas, tanto em fita como gravação directa em vinil

      Eliminar
  4. Laser Disc da Philips que deu uns anos depois origem ao CD.

    ResponderEliminar