2018/04/15

Gmail vai ganhar emails com data de expiração em modo confidencial


A Google está a prepara um Gmail remodelado para ser lançado em breve, e para além dos aspectos visuais podemos esperar um novo modo "confidencial" que permite restringir a utilização dos emails.

A remodelação do Gmail não vai ser apenas estética mas vai também dar ainda mais poder à Google sobre a forma como gere os emails, impedindo os utilizadores de fazerem coisas que poderiam assumir como estando à sua disposição ao lidarem com emails. O novo Gmail permite enviar emails num novo "modo confidencial", que impede que os destinatários reencaminhem esse email para outras pessoas, façam copy/paste deles, ou até que façam o seu download ou o imprimam.

Outras das funcionalidades que ficam disponíveis nestes emails são a possibilidade de definir uma data de expiração (que poderá ser de vários anos), ou ainda a de ser exigido um código que será recebido via SMS pelo destinatário.

No caso destas últimas, acho que são vantagens interessantes que ampliam a gama de possibilidades dos utilizadores... ao contrário das primeiras, que me parecem ser precisamente o oposto, removendo poder aos utilizadores sobre o que podem fazer com os emails que recebem (sendo que isso em nada invalida que o utilizador faça um print screen do seu computador, ou tire uma foto ao monitor com o seu smartphone... só dá é mais trabalho). Mas, é provável que sejam funcionalidades que a Google se sinta forçada a disponibilizar, em resposta ao Outlook da Microsoft.

... Estou para ver é como a Google irá garantir estas restrições a quem receber estes emails noutros clientes de email em vez de ser no Gmail.

1 comentário:

  1. Curioso para saber como vão prevenir o classico print screen ....

    ResponderEliminar