2018/04/15

Phantom Auto conduz carros autónomos remotamente em casos complicados


Se poderá ser constrangedor viajar num carro onde uma situação complicada deixe o condutor bloqueado e sem saber o que fazer, mais será num carro que nem sequer tem condutor - e nessas situações, há quem queira ser a solução, colocando um condutor humano ao volante do carro autómomo... remotamente.

Por muito que as empresas tentem preparar os seus automóveis autónomos para lidar com todo o tipo de situações inesperadas, será praticamente garantido que estes veículos terão que enfrentar coisas que superam a imaginação e que os poderão deixar sem saber o que fazer: e é precisamente aí que a Phantom Drive quer actuar.

A Phantom Drive está a propor um serviço de condução remota para assistir veículos autónomos. Por exemplo, se o veículo detectar qualquer situação com a qual é incapaz de lidar, em vez de simplesmente entrar em "modo de pânico" e ficar parado na estrada, poderá solicitar um condutor humano à Phantom Drive para tomar conta das operações. Estes condutores, podem estar a milhares de quilómetros de distância, mas teriam acesso a vídeo em tempo real do veículo, para averiguarem o que se passa e prosseguirem da forma mais adequada.

A ideia é extremamente interessante, mas há que ter em conta que se destina a ser utilizada apenas em situações em que o carro consiga determinar a necessidade de assistência atempadamente e em condições de segurança. A Phantom Drive diz que espera ter a capacidade de dar resposta a pedidos num prazo de 30 segundos; e bem sabemos como 30 segundos podem parecer uma eternidade para quem estiver na estrada (especialmente se atrás de si estiver uma longa fila de automóveis a buzinar).

Ainda assim, pelo menos numa fase inicial de utilização dos automóveis autónomos de forma comercial, parece-me que será indispensável ter um "backup" deste tipo... senão, o primeiro dia em que um cliente ficar "encravado" dentro de um carro autónomo que não sabe o que fazer, será também o último dia em que irá utilizar esse serviço...

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)