2018/04/21

Google AI põe-nos a falar com livros


A Google combinou dois dos seus temas preferidos - livros e inteligência artificial - para criar duas experiências bem interessantes, que nos deixam "falar" com os livros... e também um jogo bastante interessante.

Os computadores são excelentes a fazer análises estatísticas e/ou pesquisas dos conteúdos dos livros, no entanto a Google Research traz-nos algo ligeiramente diferente, permitindo que qualquer pessoa faça pesquisas de forma mais criativa usando linguagem natural, simulando o processo de falar com os próprios livros. Nalguns casos os resultados deste Talk To Books são aproximados dos que se poderiam obter com uma pesquisa convencional... mas noutros, pode levar-nos por caminhos menos percorridos, e merece certamente que se lhe dedique algum tempo de exploração.

Para quem quiser algo de gratificação mais imediata, então será melhor começar logo pelo Semantris.


Neste caso temos um jogo de associação de palavras, em que somos desafiados a escrever algo relacionado com a palavra em destaque, mas tendo que ser algo que seja mais relacionado com ela do que com qualquer outra palavra na lista - e se acertarmos, a palavra desaparece.

Temos duas modalidades de jogo, uma para quem quiser jogar com calma... e também um modo "arcade" para quem gosta de desafios mais rápidos e sob pressão.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)