2018/04/16

Google Voice Search desaparece e dá lugar ao Google Assistant

A Google está finalmente a limpar a casa e a remover os últimos vestígios do Google Voice Search, passando o Google Assistant a ocupar o seu lugar.

Já bem conhecemos a tendência da Google para criar produtos "repetidos" (veja-se o caso do Hangouts, Allo, Duo, Messages, etc.) mas por vezes isso acaba por ser inevitável. Foi o que aconteceu como Google Voice Search, que começou por ser uma forma de fazer pesquisas e permitir alguns comandos por voz, mas que depois acabou por ser suplantado pelo que viria a ser o Google Assistant - inicialmente disponível apenas num número mais limitado de smartphones, mas que lá se foi espalhando e tomando o lugar do Google Voice Search, e que agora parece estar prestes a desaparecer de vez.



[à esquerda: o "velho" Google Voice Seach - à direita: o Google Assistant]

Ninguém põe em causa que o Google Assistant seja muito mais capaz e uma melhor aposta para o futuro, mas continua a dar-se o caso de haver coisas que eram possíveis fazer no Google Voice Search (como adicionar items a listas específicas no Google Keep) e que ainda não são possíveis no Google Assistant.

Ainda assim, é de esperar que as capacidades do Google Assistant possam melhorar a bom ritmo agora que a Google deixa de se preocupar com a existência do Google Voice Search, estando desde já prometida uma expansão significativa do número de línguas suportadas para os próximos meses e esperemos que entre elas esteja o Português de Portugal. Essa seria uma excelente forma de promover a sua utilização por cá, já que nem todos estão dispostos a falar em inglês para o seu smartphone, ou lidar com as peculiaridades de um Google Assistant em Português do Brasil.

... Indirectamente, seria também um forte impulsionador de todas as coisas que indirectamente lhe estão ligadas, como o controlo de dispositivos inteligentes em casa, etc.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)