2018/04/16

Google Sheets ganha gravação de macros


O Google Sheets continua a somar funcionalidades para atrair os utilizadores do Excel, e agora também passa a contar com a gravação simplificada de macros para simplificar a sua vida.

As funcionalidades do Google Sheets nada ficam a dever a qualquer outra folha de cálculo, mas para utilização mais avançada é necessário mergulhar no mundo da programação em Apps Script. Isso é algo que se pode exigir para quem quiser fazer coisas complicadas, mas muitas vezes os utilizadores necessitam apenas de uma forma simples de acelerar procedimentos repetitivos sem quererem entrar nessa "complicação". E é precisamente isso que podem fazer com o novo sistema de gravação de macros.

Agora, deixa de ser necessário criar um script manualmente para desempenhar qualquer operação, sendo isso feito de forma automática através da gravação de macros - que será de utilização instantânea por qualquer utilizador que já o tenha feito em qualquer outra folha de cálculo. Basta iniciar a gravação, efectuar os procedimentos que se desejam repetir... e depois aplicar a macro a qualquer outro conjunto de dados, sem perder tempo a repetir tudo uma e outra vez.

Mais um pequeno grande passo para ajudar os utilizadores a tirarem o máximo partido do Google Sheets.


1 comentário: