2018/04/10

Huawei P20 Pro afinal tem estabilização óptica nas 3 câmaras


O Huawei P20 Pro demonstrou que afinal as três câmaras fazem diferença, saltando para o topo da tabela da qualidade de fotos e vídeo em smartphones, e agora descobre-se que afinal todos os três sensores contam com estabilização óptica - ao contrário do que tinha sido revelado pela Huawei.

A Huawei tinha dito que apenas o sensor de 8MP com lente telefoto 3x tinha estabilização óptica, mas o teardown do P20 Pro feito pelo iFixit revelou que, afinal, todos os três módulos das câmaras (sensor principal de 40MP RGB, sensor de 20MP monocromático, e o de 8MP com telefoto) contam com estabilização óptica.


A pergunta que agora se coloca é se a estabilização óptica está presente mas a Huawei não está a tirar partido dela a não ser na câmara com telefoto, aproveitando o seu sistema de estabilização digital AI que tem demonstrado funcionar bastante bem; ou se estará secretamente a utilizar a estabilização de imagem óptica, mas não o tendo dito para que o sistema AI ficasse "melhor visto"...

No entanto, importará não saltar para conclusões precipitadas antes da marca esclarecer o que se passa, pois não seria assim tão descabido terem chegado à conclusão que a estabilização de imagem "AI" tivesse melhores resultados com a estabilização óptica desligada. Como muitas pessoas que tenham usado "gimbals" de estabilização com os seus smartphones, por vezes criam-se efeitos estranhos nos vídeos quanto se tenta usar dois sistemas de estabilização em simultâneo - sendo conveniente desligar a estabilização no próprio smartphone.

Poderemos estar perante um desses casos... embora, tratando-se de algo que esteja "ali à mão" e completamente sob controlo da Huawei, imagino que fosse possível garantir que não houvesse essas incompatibilidades e combinar a estabilização AI com a funcionalidade de estabilização óptica. Vamos esperar pela explicação da Huawei...

6 comentários:

  1. as imagens das laterais servem para calcular o depth, criando um par stereo, para se obter um bom mapa stereo e' necessario que a relacao entre as cameras seja conhecida, se a establizacao optica tivesse activa iam estar a criar um mapa de depth aproximado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não deverá ser por isso, tens sistemas de duas câmaras com estabilização óptica em ambas. O sistema saberá a todos os instantes qual a relação das câmaras mesmo com a aplicação da estabilização (ou, num modo mais simplista, poderia aplicar a mesma "correcção" a todas em simultâneo para garantir que essa relação seria sempre constante...)

      Eliminar
  2. "ao contrário do que tinha sido pela Huawei."
    Falta aqui qq coisa

    ResponderEliminar
  3. Não percebo porque é que usam 2 camaras juntas com o mesmo vidro de proteção e depois metem a terceira separada (tendo a mesma distancia entre elas as 3).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais valia usarem um vidro único como o Nexus 6P.

      Eliminar
    2. Só imagino que possa ter sido por uma questão de minimizar custos, aproveitando peças/montagem/maquinaria que também pode ser usado nos P20 e P20 Lite...

      Eliminar

[pub]