2018/04/12

Instagram vai permitir download de todas as fotos dos utilizadores


Tal como muitas outras redes sociais, o Instagram vai finalmente permitir que cada utilizador faça o download de todos os dados que a plataforma tem sobre si - incluindo todas as suas fotos.

Ao contrário do Facebook, que permite aos utilizadores descarregarem um ficheiro com toda a sua informação, o Instagram tem continuado a manter uma muralha em torno dos dados recolhidos, praticamente impossibilitando que os utilizadores tenham acesso fácil aos seus próprios dados. Isso é algo que vai mudar muito em breve com a chegada de uma ferramenta para fazer o download de todas as suas fotos e demais dados, mas não se pode dizer que seja pela boa vontade do Facebook... já que se trata de uma imposição da nova regulamentação de dados que entrará em vigor na Europa no próximo mês.

O objectivo de dificultar a saída de utilizadores para outras plataformas torna-se óbvio, bastando relembrar que no Facebook a opção para fazer download de todos os dados foi implementada em 2010(!)... e que ao longo de todos estes anos o Facebook nunca se preocupou em implementar o mesmo no Instagram, desde que o comprou em 2012.

Foi pena ter que se chegar a este ponto em que essa funcionalidade terá que ser disponibilizada por obrigação, em vez de ter sido feito anteriormente por respeito para com os seus utilizadores. Mas pronto, parece ficar demonstrado que por vezes é mesmo necessária alguma regulamentação externa para acabar com os abusos...

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)