2018/04/12

Google Lens já consegue identificar raças de animais

O Google Lens ainda não está integrado no Google Assistant em todos os smartphones, mas agora que está acessível via Google Photos para Android e para iOS, já todos podem explorar as suas capacidades, incluindo a identificação de raças de cães, gatos e muito mais.

A Google há muito que se tem interessado pela computação visual, no sentido de perceber aquilo que está nas fotografias e também o que os nossos smartphones estão a ver em directo, e a mais recente versão do Google Lens - integrado no Google Photos ou directamente no Google Assistant (para alguns smartphones) - continua a surpreender com aquilo que consegue fazer.

Há muito que o Google Lens consegue detectar animais nas fotografias, mas agora até chega ao ponto de conseguir identificar com precisão a raça de cães e gatos. E se tiverem dificuldade em identificar flores, também podem contar com a ajuda do Google Lens... que também consegue facilmente interpretar cartões de visita, reconhecer texto, e muito muito mais.

É tecnologia que não só se torna importante para a gestão da imensa quantidade de fotos que vamos tirando (mas raramente organizando manualmente), como também se tornará ainda mais importante quando considerarmos a sua aplicação em sistemas de realidade aumentada, capazes de nos dar informação adicional sobre aquilo que estamos a ver. Até lá... vamos ter que "brincar" apenas via Google Photos e Google Assistant.

1 comentário: