2018/04/21

Launch Challenge da DARPA procura lançamentos para o espaço com poucos dias de antecedência


A DARPA está a preparar um desafio que pretende agilizar substancialmente o acesso ao espaço, reduzindo o tempo de preparação dos lançamentos de meses (ou até anos) para apenas dias.

O sucesso dos lançamentos do Falcon 9 reutilizável da SpaceX é inspirador para a conquista espacial, mas até que as viagens até ao espaço se tornem tão "acessíveis" quanto uma viagem de avião, não se poderá dizer que realmente conquistamos o espaço. Cada lançamento feito actualmente é preparado minuciosamente durante anos - ou meses, pelo menos - não sendo concebível que se pudesse lançar para o espaço nos próximos dias algo que se fizesse "hoje". É isso que a DARPA quer mudar com o seu Launch Challenge.

Esta iniciativa vai desafiar equipas a lançar uma carga desconhecida para o espaço sobre o qual nada sabem, sendo que terão apenas poucos dias para preparar o lançamento assim que a mesma for revelada.


Como se isso não fosse suficiente, o desafio complica-se ainda mais, pois para além do primeiro lançamento terão que fazer um segundo lançamento passados mais alguns dias - e, para não ajudar, também só nessa altura é que saberão de que local é que o lançamento irá ser efectuado, sendo desde já referido que não deverão contar com quaisquer estruturas adicionais de suporte ao lançamento, a não ser as mais básicas e estritamente indispensáveis.

Vai ser interessante ver se temos vencedores que tenham sido capazes de o fazer, algo que deveremos descobrir no final de 2019....

1 comentário:

  1. Parece-me que, de momento, apenas a SpaceX conseguirá fazer algo do género (ainda mais com a nova versão do Falcon 9)

    ResponderEliminar