2018/04/22

Máquina de assinaturas mecânica


Na boa tradição dos maravilhosos autómatos de outros tempos - verdadeiras preciosidades da relojoaria - eis que surge uma nova maravilha mecânica: uma máquina de fazer assinaturas.

Sem dúvida que hoje em dia quase desprezamos a maravilha tecnológica que são as impressoras, ao ponto de considerarmos banal ter máquinas capazes de produzir milhões de pequenos pontos microscópicos a uma velocidade alucinante, que resultam numa página impressa com textos, fotos, ou qualquer outra coisa que se deseje. Por outro lado, o nosso mundo cada vez mais digital faz-nos sentir maior fascínio pelas soluções mecânicas que noutras eras eram a única solução possível... e é esse o caso que temos aqui.

Esta máquina de assinaturas da Jaquet Droz é uma dessas maravilhas mecânicas - não sendo de estranhar que tenha sido criada por uma marca com longa tradição nos mecanismos de relógios e autómatos - fazendo com que uma complexa série de engrenagens consiga movimentar um braço onde se coloca uma caneta, para reproduzir com exactidão uma assinatura escrita com naturalidade (sendo que para evitar abusos, conta com um código de quatro algarismos necessários para "desbloquear" a máquina).

A máquina já tinha sido revelada publicamente em 2014, mas só agora é que fica disponível comercialmente. E antes de começarem a pensar que seria uma excelente prenda para o dia do pai ou dia da mãe... convém referir que custa a módica quantia de 300 mil euros!

... Talvez seja mais simples oferecerem uma impressora... e uma casa de férias algures. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)