2018/04/13

OnePlus 5 e 5T recebem Project Treble não oficial


A OnePlus desapontou os fãs ao revelar que o OnePlus 5 e 5T iriam receber o Android 8.1 mas sem direito ao Project Treble que facilitaria o processo de actualizações a longo prazo, mas mais uma vez a comunidade pôs mãos à obra e tratou do assunto.

O problema de aplicar o Project Treble no OnePlus 5 e 5T tinha a ver com o risco acrescido de ter que modificar as partições, mas quando há vontade tudo se consegue - e neste caso a solução (não-oficial) adoptada foi a de simplesmente reutilizar uma partição já existente dedicado a coisas da OnePlus mas que tem espaço livre suficiente para cumprir com os requisitos da implementação do Project Treble.

Desta forma, os utilizadores ganham versatilidade e podem instalar sistemas Android completamente diferentes com garantia quase absoluta de que tudo funcionará sem problemas, sendo uma grande vantagem para os fãs das ROMs não oficiais.

No entanto, para a maioria dos utilizadores (que não se querem preocupar com isso), as vantagens do Project Treble só se irão começar a fazer sentir a partir do final deste ano, quando chegar o momento de fazer a actualização para a próxima grande versão do Android. Será aí que o Project Treble será realmente posto à prova e terá que mostrar o que vale.

4 comentários:

  1. "...reutilizar uma partição já existente dedicado a coisas da Xiaomi."
    Xiaomi... Deve ser algum engano... estamos a falar do OnePlus...

    ResponderEliminar
  2. Já agora, Carlos, "...mas quando à vontade tudo se consegue...". Nesta frase o "à" é "há" de haver :)
    Abraço!

    ResponderEliminar