2018/04/13

3 alternativas ao Goo.gl para encurtar URLs

O encerramento do goo.gl - o serviço de encurtamento de URLs da Google - vai obrigar os utilizadores a procurarem alternativas, e felizmente há muitas que continuam a resistir à passagem dos anos e mudança de humor das empresas que as mantêm.

O goo.gl deixará de permitir a criação de novos endereços encurtados a partir de hoje (dia 13 de Abril) para novos utilizadores e utilizadores anónimos, sendo que para quem já utilizou o serviço irá manter-se até 30 de Março de 2019.

Mas isto não é o fim dos endereços curtos, pois vários serviços que já existiam antes do goo.gl continuam a estar disponíveis e a funcionar sem problemas, sendo disso exemplo o velhinho:

1. is.gd

O is.gd pode não ser o encurtador de endereços mais popular, mas é um dos que vai resistindo e que continua a disponibilizar tudo aquilo que se possa desejar: é possível usar o serviço sem qualquer tipo de registo; é possível definir nomes curtos personalizados; e também se pode ter acesso a estatísticas, colocando um traço no final - por exemplo: https://is.gd/aadmpt-

2. Bitly

O Bit.ly é um dos mais populares serviços para encurtar URLs, e também pode ser usado sem qualquer registo. No entanto, para ter acesso a funcionalidades como os endereços personalizados e as estatísticas, será necessário criar uma conta (gratuita). Adicionalmente, temos um limite de 10 mil links mensais (500 se forem personalizados) - que poderão desaparecer mediante a subscrição de um dos seus planos pagos.

3. TinyURL

E por fim, temos o também popular e totalmente gratuito TinyURL, que permite criar atalhos dos URLs mais compridos e também personalizar o endereço final. Uma solução altamente recomendável para quem não tiver necessidade de estatísticas sobre os cliques em cada um dos links.



Considerando estas opções (e outras, como o ow.ly) é fácil ver porque a minha preferência vai para o is.gd. É um serviço que oferece todas as funcionalidades que os serviços pagos oferecem, de forma gratuita e sem qualquer limite. Portanto, se tiverem necessidade de encurtar URLs... lembrem-se do is.gd.

1 comentário: