2018/04/19

Opera encerra serviço de VPN gratuito


Numa altura em que os serviços de VPN se vão tornando cada vez mais necessários, a Opera toma a decisão oposta e anuncia que irá encerrar o seu serviço gratuito de VPN já no final deste mês.

O Opera VPN foi lançado em 2016 e disponibilizava um serviço de VPN ilimitado e gratuito para equipamentos móveis, permitindo aos utilizadores navegarem pela web como se estivessem a aceder a partir de diferentes países. O serviço foi posteriormente complementado com uma modalidade paga que oferecia velocidades superiores e maior número de países à escolha, mas mesmo isso parece não ter sido suficiente para que a empresa justificasse manter o serviço. Por isso, o Opera VPN vai encerrar no final do mês.

Os actuais subscritores do serviço "Gold" (pago) terão direito a um ano gratuito do SurfEasy Ultra (que é a plataforma de VPN que era usado pelo Opera VPN) - e que normalmente custa $12 por mês (nada mau, considerando que o serviço Opera VPN Gold custava apenas $30 por ano); enquanto que os utilizadores gratuitos terão direito a um desconto de 80% na subscrição do SurfEasy Total (normalmente $5 por mês) e que tem um número mais limitado de países à escolha que o serviço Ultra.

... Suspeito que começará a ser cada vez mais difícil encontrar um serviço de VPN ilimitado e gratuito... O que, para uso mobile, poderá começar a justificar montar-se um sistema VPN a usar a ligação à internet que se tem em casa, quando estamos fora de casa.

5 comentários:

  1. Uma ajuda para criar um vpn em casa? Era excelente! um abraço

    ResponderEliminar
  2. Ó bolas... Que má notícia... :(

    ResponderEliminar
  3. Um raspberry e openvpn: https://www.ovpn.com/en/guides/raspberry-pi-raspbian

    ResponderEliminar
  4. VPN ilimitado e gratuito:
    https://www.vpnbook.com
    https://protonvpn.com
    Entre muitos outros... e ao contrário do Opera isto são VPN's à séria*: cifra todo o tráfego, não apenas o Opera. (*condições são aplicáveis para que seja verdadeiro: terá de usar o OpenVPN, e poderá ter de modificar o ficheiro de configuração fornecido para garantir a segurança.)

    As VPN's até casa são óptima ideia... mas se a ideia for esconder o IP de casa ou tentar ultrapassar restrições do operador de Internet... não serve. Talvez VPN's em Servidores Virtuais Privados na Internet seja boa ideia... mas não será à borla! A vantagem é que se souber configurar poderá ser muito difícil ao operador detectar já que não aparecerá em nenhuma lista de VPN's comerciais.

    ResponderEliminar
  5. Não há almoços grátis. Quem quer privacidade deve estar preparado para pagar por ela. O curioso é ver gente reclamando da "intrusão" das empresas, mas utiliza Spotify gratuito e coisas similares...

    ResponderEliminar