2018/04/08

Parque da Disney dedicado ao Avatar vai contar com fatos robóticos reais


A Disney criou um fato robótico real que pesa 4.2 toneladas mas que se consegue mover com a graciosidade que o seu operador humano lhe quiser transmitir, incluindo a capacidade de caminhar como "se vê nos filmes".

Ainda temos que esperar mais alguns anos para ver os próximos filmes da saga Avatar de James Cameron, mas a Disney não está a poupar esforços (nem dinheiro) para recriar esse mundo virtual de forma real, num dos seus parques de diversões.

O primeiro filme Avatar já se começa a aproximar do seu 10º aniversário, e um dos elementos marcantes do mesmo eram os fatos robóticos AMP utilizados pelos militares. Agora, os visitantes do The World of Avatar no Disney Animal Kingdom poderão ver algo parecido já a partir do final deste mês. Este power suit de 4.2 toneladas é uma variante "civil" dos fatos militares, que seria utilizado para realizar operações de exploração em Pandora.

Mais que isso, servirá como confirmação de que realmente já temos tecnologia para tornar este tipo de coisas realidade... o que é simultaneamente inspirador... e preocupante. Afinal, bem sabemos que para além dos parques de diversões, há outra área bem menos divertida que normalmente não tem problemas de orçamento para criar e sustentar maquinaria que considerem útil: os militares. E facilmente se poderá imaginar o tipo de efeito que um fato robótico blindado teria a entrar numa zona de guerra...

Bem... esperemos que pelo menos numa primeira fase, as batalhas de mechs se limitem a ser feitas para efeitos de entretenimento... ;P

Actualização: afinal parece que se trata apenas de "magia do cinema", sendo um fato falso, onde o operador é que faz movimentar tudo. Mas que está bem feito, lá isso está! ;P

2 comentários:

  1. Só não percebo o porquê das 4,2 toneladas, um carro familiar de 7 lugares com motor diesel pesa cerca de 2 toneladas, será por causas das taxas de importação de alumínio e fizeram aquilo tudo em aço! :)

    ResponderEliminar
  2. Atenção que não são exosqueletos reais :) são essencialmente puppets semelhante aos dinossauros que vemos frequentemente em espectáculos. As pernas do AMP são um par de andas que escondem as pernas do operador (as pernas sentadas são falsas), e os braços são operados por fios e hidráulicos simples, acho eu.

    ResponderEliminar