2018/04/28

Robots já conseguem montar cadeiras da IKEA

Montar mobiliário do IKEA é algo que alguns encaram como sendo o equivalente aos LEGO para graúdos, mas que outros detestam - ao ponto de pagaram pelo serviço de montagem. No entanto, a montagem dos móveis poderá ser mais um dos empregos em vias de extinção a avaliar por estes braços robóticos que conseguem montar uma cadeira sem ajuda humana.

Não me parece que se esteja em risco dos robots nos tirarem o prazer (ou frustração) de montar mobiliário em casa (embora haja rumores que a Amazon esteja a trabalhar num robot doméstico), mas não deixa de ser significativo que investigadores tenham conseguido criar este sistema com dois braços robot que consegue montar algo tão "complicado" como uma cadeira às peças.

Embora os robots sejam bons a fazer tarefas repetitivas, as coisas complicam-se quando estamos a falar de peças que podem ter algumas variações ou podem necessitar da aplicação de força diferenciada, razão pelo qual estes robots tinham a capacidade de "sentir" a força que estava a ser aplicada, para saberem até onde podiam "empurrar" certas peças.

O passo seguinte é dar inteligência suficiente ao robot, para que seja capaz de montar uma maior diversidade de peças, através da "leitura" das instruções... E já estou a imaginar que daqui por uma década, se tenham destes robots nas lojas IKEA, para quem quiser sair de lá com algumas coisas já montadas...

1 comentário:

  1. Obrigada! O difícil é montar a primeira cadeira! Depois de se perceber como é, as três seguintes não custam nem metade!

    O robot já sabe como é - é simples! Queria-o ver era a tentar perceber como se monta a primeira, com outro robot que só sabe dar palpites!

    "Ah e tal. é só seguir as instruções ..." E quem é que lê as instruções? Falta sempre qualquer coisa ... e quem é que sabe quais são os parafusos A, B e C!? Por que é que as travessas das cadeiras têm duas posições? E por que é que os parafusos umas vezes apertam e outras não? E aperta-se até a madeira estalar?

    ResponderEliminar