2018/04/10

Sistemas de deep learning conseguem ler a mente e recriar imagens


Nalguns filmes de ficção científica vemos equipamentos que permitem ver aquilo aquilo que uma pessoa está a sonhar ou imaginar; e se pensavam que isso apenas se resumia ao mundo da ficção, poderão ficar surpreendidos com aquilo que já é actualmente possível de se fazer a nível de "ler os pensamentos".

O sonho de controlar coisas com a mente é algo que já vem de longe, e de tempos a tempos lá vão surgindo dispositivos que tentam detectar pensamentos específicos (mas que normalmente acabam por ser sempre considerados como uma curiosidade com reduzida aplicação prática). Algo bem mais difícil será "ver" aquilo que alguém está a pensar... mas surpreendentemente, há quem esteja a fazer avanços significativos.

Veja-se o seguinte caso:


Na primeira fila temos imagens que estavam a ser apresentadas a pessoas; na segunda e terceira linha temos os resultados de sistemas de deep learning que estavam a reconstruir a informação com base em leituras feitas do cérebro... e embora os resultados sejam algo abstractos e surreais... são também suficientemente aproximados para se tornarem "assustadores" tal o seu grau de aproximação!

O potencial de tal tecnologia é quase inimaginável: uma pessoa poderia facilmente tirar uma "foto" daquilo em que estivesse a pensar, em vez de o tentar traduzir para palavras para explicar a outra pessoa (obviamente, também haveria seguramente utilizações mais polémicas, como tentar ler os pensamentos de suspeitos para averiguar se seriam culpados ou não; para não falar na extracção de informações à força)... mas simultaneamente, é também uma tecnologia que nos poderá ajudar a perceber como o nosso cérebro lida com a própria percepção do mundo à nossa volta.

2 comentários:

  1. Beeeeem... Isto começa a assustar verdadeiramente!

    Só pergunto o seguinte: Sabendo que o cérebro humano é capaz de utilizar a imaginação, como irá este sistema interpretar cenas imaginadas e não baseadas em verdades?

    Irá conseguir 'materializar' a imaginação humana através de imagens?

    Ui...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Neste momento penso que o sistema ainda só consegue detectar imagens que se estejam a ver "em directo" (não consegui perceber se já conseguia recuperar imagens "imaginadas")... Seja como for, será apenas uma questão de tempo. :)

      Eliminar